Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Missão do Jornalista Católico: divulgar o bem e combater o mal. Pio XI se dirige ao Brasil


Palavras do Santo Padre Pio XI aos jornalistas brasileiros, 1939, transmitidas ao Arcebispo de Cuiabá, como representante do Governo Brasileiro ao Congresso Internacional de Educação:

Dilate-se o campo da verdade. Como se aplica bem ao nosso Site

Resultado de imagem para santo agostinho“Queremos dar-lhe um pensamento de Santo Agostinho: Dilatentur spatia caritatis – Dilatem-se os domínios da caridade, diz a todos o santo Doutor. Aos jornalistas, porém, diremos assim: “Dilatentur spatia veritatis — dilate-se o campo da verdade”.

Comenta o Prof. Plinio, no Legionário, em 1939:

“Certamente, a primeira obrigação da imprensa é a de veicular a verdade. O jornal que, conscientemente, divulga falsidades, comete um roubo contra o leitor. Entretanto, a verdade, a qμe se referiu o Santo Padre, é ainda mais alguma coisa: consiste, muito especialmente em julgar os acontecimentos com lealdade, dando o verdadeiro nome às coisas, de modo a bem orientar o leitor.

“Neste sentido, é bom que se note a modificação intencional que fez Sua Santidade nas palavras de Santo Agostinho, substituindo a palavra Caridade por Verdade.

Caridade não é tolerância com o mal

“Evidentemente, isto não quer dizer que o jornalista não deve ser caridoso. A caridade é o centro da vida cristã e, sem ela, como disse São Paulo, as mais belas palavras são como o soar de um sino. Infelizmente, porém, a caridade não está sendo bem compreendida por certas pessoas que a confundem com uma certa tolerância amável, ou com outros sentimentos mais ou menos adocicados. É a mentalidade das “mentiras piedosas”, das transigências, das acomodações, da confusão enfim.

É na confusão que as almas se perdem

“Ora, a linguagem do verdadeiro católico deve ser “não não, sim sim, porque o resto vem do demônio”. Um dos principais deveres de caridade é o de manter a mais nítida separação de campos, porque é na confusão que as almas se perdem. Esta separação tem, algumas vezes, algo de cirúrgico e violento; nem por isso deve ser protelada. É preciso não esquecer, enfim, que castigar os que erram é uma das obras de misericórdia”.  https://pliniocorreadeoliveira.info/LEG_390108_verdade_caridade.htm#.XjOSSmhKguU

  • * * *
  • Como fruto do “permissivismo”, do lema da Sorbonne “é proibido proibir”, os povos foram se afastando dos Mandamentos, dos ensinamentos tradicionais da Santa Igreja.
  • E o Clero progressista silenciando a Moral e incentivando a luta de classes!
  • Se queremos a reconstrução do Brasil pensemos antes de tudo num jornalismo verdadeiro, que difunda o bem e saiba também combater os fatores de desagregação da sociedade moderna. Não, à ideologia de gênero; não, à agenda homossexual; não, à desagregação moral da sociedade.
  • Nossa Senhora Aparecida, rainha e Padroeira do Brasil nos inspirará.

Detalhes do artigo

Autor

Nuno Alvares

Nuno Alvares

401 artigos

Categorias

Tags

Esse artigo não tem tag

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados