Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo
2 min — há 4 anos — Atualizado em: 5/7/2021, 11:37:27 PM
As festas dos Apóstolos, que se distribuem por todo o ano, eram outrora dias santos de guarda. A de São Felipe e São Tiago era no dia 11 de maio, lembrando a trasladação solene das suas relíquias para a igreja dos Santos Apóstolos, em Roma, que lhes é dedicada.
Como São Pedro e Santo André, Felipe era também originário de Betsaida, na Galiléia. Parece que ele gozava de certa intimidade com Jesus Cristo, pois foi a ele que o Senhor se dirigiu no momento da multiplicação dos pães, e foi também por seu intermédio que os gentios se dirigiram a Jesus. Devemos a uma pergunta sua a resposta do Mestre: “Felipe, quem me vê, vê também o Pai”.
Segundo a tradição, Felipe tinha mulher e três filhas pequenas quando Nosso Senhor o chamou para o apostolado com o “segue-me”. Desde esse momento Felipe não viveu senão para Jesus e sua causa.
Logo depois de seu chamado ao apostolado, ele vê seu amigo Natanael, e comunica-lhe a alegre notícia de ter encontrado o Messias. Sente-se tão cheio da autoridade e força de Jesus, que às dificuldades que lhe põe Natanael, não responde senão com estas lacônicas palavras: “Vem e vê”. Natanael também ficou subjugado pelo mestre.
Além das 3 menções a ele acima descritas, ouve-se mais uma vez o nome de Felipe entre os Apóstolos que esperam o Espírito Santo. Segundo a tradição, ele morreu em Hierápolis, capital da Frígia. Lá se venerava, no século II, seu sepulcro, e o de duas filhas que a Deus consagraram a virgindade. A terceira foi enterrada em Éfeso.
São Tiago, chamado “o menor” para distingui-lo do irmão de João Evangelista, era de Caná, na Galiléia, e primo de Jesus. Sua mãe, Maria, e seu pai, Cleófas (ou Alfeu), pertenciam à mesma família que São José.
Esse apóstolo foi o primeiro bispo de Jerusalém, que governou por trinta anos. Conquistou grande autoridade pela austeridade de vida, assídua oração, e observância escrupulosa da Lei. Tomou parte no concílio apostólico de Jerusalém. São Paulo o cita antes de todos os outros quando menciona sua visita a Jerusalém: Encontrei “Tiago, Cefas, João, considerados como as colunas” da Igreja então (Gl 2,9). Escreveu uma carta aos hebreus convertidos da diáspora, espalhados pelos vários países do mundo.
Tendo chegado a uma avançada idade, foi precipitado do pináculo do Templo, e teve a cabeça esmagada. Os nomes de São Felipe e de São Tiago vêm no cânon da Missa.
Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
2539 artigosO Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.
Seja o primeiro a comentar!
Seja o primeiro a comentar!