Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

30/12 – São Sabino, Bispo, e Companheiros, Mártires

Santos mártires Sabino, Exuperâncio, Marcelo e família sofreram martírio cruel sob Imperador Romano, celebrado em Espoleto.


Neste ano: Sagrada Família Jesus, Maria e José

Essa festa é geralmente celebrada no domingo seguinte ao Natal. Quando este ocorre no domingo, a Festa da Sagrada Família se celebra dia 30 de dezembro.

Essa família santa, sendo a protetora de todas as famílias, o é especialmente dos seus membros mais vulneráveis e mais ameaçados hoje em dia pela indústria do aborto. Pelo que é oportuno citar aqui o trecho da “Carta às Famílias”, de 1994, em João Paulo II, depois de criticar “o progresso científico-tecnológico que se atua de modo frequentemente unilateral … [com] conseguinte característica puramente positivistas … que tem como seus frutos o agnosticismo no campo teórico e o utilitarismo no campo prático e ético … [que gera] uma civilização das ‘coisas’ e não das ‘pessoas’ … basta examinar-se … as tendências pró-abortistas que em vão procuram se esconder atrás do chamado ‘direito de escolha’ (pro choice) por parte de ambos os cônjuges, e particularmente por parte da mulher.  … Não menos grave, inclusive porque acompanhado de larga aceitação ou consenso de opinião pública, é o fenómeno das legislações não respeitadoras do direito à vida desde a sua concepção. Como se poderiam moralmente aceitar leis que permitem matar o ser humano não nascido ainda, mas já vivo no ventre materno? Desse modo, o direito à vida torna-se apanágio exclusivo dos adultos, que se servem dos próprios parlamentos para atuarem os seus projetos e procurarem os próprios interesses”.

O Martirológio Romano narra assim neste dia o martírio de São Sabino e seus companheiros: “Em Espoleto, o natalício dos santos mártires Sabino, bispo de Assis, Exuperâncio e Marcelo, diáconos, Venustiano, prefeito, mulher e filhos, sob Maximiano, que foi Imperador Romano de 286 a 305, título que compartilhou com seu co-imperador e superior, Diocleciano. Marcelo e Exuperâncio foram primeiro suspensos no potro; depois, duramente espancados, descarnados com unhas de ferro, queimados e assados nas ilhargas. Assim se consumou seu martírio. Logo mais, Venustiano foi degolado à espada, junto com a mulher e filhos. São Sabino, porém, teve as mãos decepadas, e definhou longamente no cárcere. Por último, foi açoitado até morrer. O martírio de todos eles ocorreu em ocasiões diferentes, mas é celebrado conjuntamente no mesmo dia”.

Segundo a tradição ocorreu que, enquanto estava no cárcere, São Sabino curou um cego de nascença, chamado Prisciano. Ao saber disso, Venustiano, que era prefeito da Etrúria e Umbria e sofria de uma doença dos olhos, foi visitar o mártir na prisão. Este, não se contentando com lhe curar os olhos, curou-lhe também a alma, abrindo-a para a fé. Administrou-lhe o batismo, bem como à sua mulher e filhos.

Quando soube disso, Maximiliano encarregou o tribuno Lúcio de ir castigar o prefeito e acabar com o bispo. E foi assim que Venustiano, mulher e filhos mereceram a coroa do martírio sendo decapitados. São Sabino foi conduzido a Espoleto, onde morreu açoitado. As Atas que nos transmitem esses fatos, são consideradas dignas de crédito.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados