Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo
Santos mártires Sabino, Exuperâncio, Marcelo e família sofreram martírio cruel sob Imperador Romano, celebrado em Espoleto.
2 min — há 2 anos
Neste ano: Sagrada Família Jesus, Maria e José
Essa festa é geralmente celebrada no domingo seguinte ao Natal. Quando este ocorre no domingo, a Festa da Sagrada Família se celebra dia 30 de dezembro.
Essa família santa, sendo a protetora de todas as famílias, o é especialmente dos seus membros mais vulneráveis e mais ameaçados hoje em dia pela indústria do aborto. Pelo que é oportuno citar aqui o trecho da “Carta às Famílias”, de 1994, em João Paulo II, depois de criticar “o progresso científico-tecnológico que se atua de modo frequentemente unilateral … [com] conseguinte característica puramente positivistas … que tem como seus frutos o agnosticismo no campo teórico e o utilitarismo no campo prático e ético … [que gera] uma civilização das ‘coisas’ e não das ‘pessoas’ … basta examinar-se … as tendências pró-abortistas que em vão procuram se esconder atrás do chamado ‘direito de escolha’ (pro choice) por parte de ambos os cônjuges, e particularmente por parte da mulher. … Não menos grave, inclusive porque acompanhado de larga aceitação ou consenso de opinião pública, é o fenómeno das legislações não respeitadoras do direito à vida desde a sua concepção. Como se poderiam moralmente aceitar leis que permitem matar o ser humano não nascido ainda, mas já vivo no ventre materno? Desse modo, o direito à vida torna-se apanágio exclusivo dos adultos, que se servem dos próprios parlamentos para atuarem os seus projetos e procurarem os próprios interesses”.
O Martirológio Romano narra assim neste dia o martírio de São Sabino e seus companheiros: “Em Espoleto, o natalício dos santos mártires Sabino, bispo de Assis, Exuperâncio e Marcelo, diáconos, Venustiano, prefeito, mulher e filhos, sob Maximiano, que foi Imperador Romano de 286 a 305, título que compartilhou com seu co-imperador e superior, Diocleciano. Marcelo e Exuperâncio foram primeiro suspensos no potro; depois, duramente espancados, descarnados com unhas de ferro, queimados e assados nas ilhargas. Assim se consumou seu martírio. Logo mais, Venustiano foi degolado à espada, junto com a mulher e filhos. São Sabino, porém, teve as mãos decepadas, e definhou longamente no cárcere. Por último, foi açoitado até morrer. O martírio de todos eles ocorreu em ocasiões diferentes, mas é celebrado conjuntamente no mesmo dia”.
Segundo a tradição ocorreu que, enquanto estava no cárcere, São Sabino curou um cego de nascença, chamado Prisciano. Ao saber disso, Venustiano, que era prefeito da Etrúria e Umbria e sofria de uma doença dos olhos, foi visitar o mártir na prisão. Este, não se contentando com lhe curar os olhos, curou-lhe também a alma, abrindo-a para a fé. Administrou-lhe o batismo, bem como à sua mulher e filhos.
Quando soube disso, Maximiliano encarregou o tribuno Lúcio de ir castigar o prefeito e acabar com o bispo. E foi assim que Venustiano, mulher e filhos mereceram a coroa do martírio sendo decapitados. São Sabino foi conduzido a Espoleto, onde morreu açoitado. As Atas que nos transmitem esses fatos, são consideradas dignas de crédito.
Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
2539 artigosO Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.
Seja o primeiro a comentar!
Seja o primeiro a comentar!