Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Em plena África, Pequim sequestra cidadãos de Taiwan


160412 J Chiang, del partido KMT, muestra un vídeo sobre la detención de taiwaneses
J. Chiang, do partido KMT, exibe um vídeo com o sequestro de cidadãos taiwaneses

Taiwan acusou à China comunista pelo sequestro de 45 cidadãos taiwaneses que trabalhavam na Quênia e foram levados pela força para a China para serem investigados, denunciou o Ministério de Relações Exteriores em Taipei.

Taiwán considera o ato como um “sequestro” e elevou protestos contra o regime comunista chinês, escreveu o jornal espanhol “El Mundo”.

Oito cidadãos taiwaneses foram levados pela força à China no dia 8 de abril e logo depois mais outros 37. Em alguns casos os sequestradores usaram até gases lacrimogênios.

O diretor do Departamento para a Ásia Ocidental e África do Ministério de Relações Exteriores taiwanês, Chen Chun-shen, denunciou o aumento das prisões irregulares praticados por Pequim em outros países e sublinhou que “este caso viola gravemente os direitos dos cidadãos taiwaneses e fere os sentimentos de todos na ilha de Taiwan”.

“Todos os taiwaneses poderiam vir a ser tratados do mesmo modo” disse o diplomático. Não há relações diplomáticas entre a China comunista e Taiwan o China nacionalista, por isso a China livre está impedida de agir em favor de seus 45 cidadãos sequestrados na Quênia.

Um funcionário de Taipei na África do Sul foi até o Quênia para negociar a liberação dos presos mas nada conseguiu por causa da pressão de Pequim sobre polícia queniana.

2
Em Hong Kong, manifestantes pedem a liberdade de 5 livreiros ‘desaparecidos’ nas mãos da polícia política e levados ao continente.

O caso é análogo ao dos livreiros de Hong Kong que foram sequestrados por publicarem críticas ao regime socialista de Pequim. Também foram levados irregularmente ao continente, com o pretexto de serem investigados, malgrado a ex-colônia britânica tenha independência judiciária em relação a Pequim.

Esses atos visam semear o terror entre os críticos do governo comunista chinês, dentro e fora do país”, declarou à agência EFE o professor Vladimir Maliavin, da Faculdade de Estudos Internacionais de Tamkang.

Pouca coisas são tão perigosas para os países livres quanto deixar penetrar os agentes comunistas chineses que entram a maioria das vezes, com pretextos de atividade comercial, industrial ou de investimentos.

Detalhes do artigo

Autor

Luis Dufaur

Luis Dufaur

1042 artigos

Escritor, jornalista, conferencista de política internacional no Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, webmaster de diversos blogs.

Categorias

Esse artigo não tem categoria

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados