Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo
1 min — há 8 anos — Atualizado em: 6/16/2016, 5:57:52 PM
O Canto gregoriano foi oficialmente instituído na Igreja Católica, regulamentado pelo Papa São Gregorio Magno (Papa de 590 a 604).
É um canto que tem o dom de exprimir o significado profundo das palavras, transmitindo uma paz de alma e uma alegria sobrenatural, que sobem diretamente aos céus e louvam a Deus, a Nossa Senhora, aos santos, tudo ao sopro do Espírito Santo.
Podem ser aplicadas ao Canto gregoriano as palavras de São João Crisóstomo: “Nosso Canto não é senão um eco, à imitação do canto angélico. No Céu foi a música inventada. Em torno e acima de nós cantam os anjos. Se o homem é musico, é por inspiração do Divino Espirito Santo. O cantor é inspirado do Alto”.
O Canto gregoriano frequentemente retrata as mais diversas passagens da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo e de Nossa Senhora, sua Imaculada Conceição, o nascimento de Jesus, a Paixão de Cristo, sua Ressurreição etc.
Aqui reproduzimos um dos mais belos cânticos gregorianos, composto em honra de Nossa Senhora, chamado Ave Maria Virgo Serena, que louva o maior privilégio que uma criatura pode ter e que Nossa Senhora teve: a honra de ser mãe de Deus.
Ouça-o, a seguir, cantado pelo coral da TFP americana:
Seja o primeiro a comentar!