Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Canto Gregoriano: Ave Maria Virgo Serena

Por Fábio Pessanha

1 minhá 8 anos — Atualizado em: 6/16/2016, 5:57:52 PM


O Canto gregoriano foi oficialmente instituído na Igreja Católica, regulamentado pelo Papa São Gregorio Magno (Papa de 590 a 604).

É um canto que tem o dom de exprimir o significado profundo das palavras, transmitindo uma paz de alma e uma alegria sobrenatural, que sobem diretamente aos céus e louvam a Deus, a Nossa Senhora, aos santos, tudo ao sopro do Espírito Santo.

Podem ser aplicadas ao Canto gregoriano as palavras de São João Crisóstomo: “Nosso Canto não é senão um eco, à imitação do canto angélico. No Céu foi a música inventada. Em torno e acima de nós cantam os anjos. Se o homem é musico, é por inspiração do Divino Espirito Santo. O cantor é inspirado do Alto”.

O Canto gregoriano frequentemente retrata as mais diversas passagens da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo e de Nossa Senhora, sua Imaculada Conceição, o nascimento de Jesus, a Paixão de Cristo, sua Ressurreição etc.

Aqui reproduzimos um dos mais belos cânticos gregorianos, composto em honra de Nossa Senhora, chamado Ave Maria Virgo Serena, que louva o maior privilégio que uma criatura pode ter e que Nossa Senhora teve: a honra de ser mãe de Deus.

Ouça-o, a seguir, cantado pelo coral da TFP americana:

Detalhes do artigo

Autor

Fábio Pessanha

Fábio Pessanha

4 artigos

Voluntário da Ação Jovem do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira e editor do site da Frente Estudantil e Universitária Lepanto.

Categorias

Esse artigo não tem categoria

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados