Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Cardeal Merry del Val

Legado do Cardeal Merry del Val: Figura reverenciada da Igreja Católica, ajudou São Pio X contra o Modernismo. Processo de canonização desde 1953; intitulado "Servo de Deus".


Cardeal Merry del Val

Cardeal Merry del Val

Leia também: Fulgurante pontificado

É quase impossível falar de São Pio X sem mencionar, ainda que de passagem, seu Secretário de Estado, o Cardeal Merry del Val (1865-1930), seu confidente e braço direito em todas as polêmicas, sobretudo aquelas relativas ao Movimento Modernista.

De família nobre anglo-espanhola, seu nome completo era Rafael María José Pedro Francisco de Borja Domingo Gerardo de la Santíssima Trinidad Merry del Val y Zulueta. Recebeu a púrpura cardinalícia com apenas 38 anos de idade e foi um modelo de sacralidade e alta compostura eclesiástica. A pedido do Papa Pio XII, em 1953 foi aberto o processo para a sua canonização. Atualmente ele tem o título de Servo de Deus.

A respeito desse brilhante Cardeal, transcrevemos a seguir a tradução de um documento inédito [fac-símile abaixo] cujo original encontra-se no Arquivo Apostólico Vaticano, com depoimento de Plinio Corrêa de Oliveira entregue no Vaticano quando de sua visita a Roma em 1952.

Carta de Plinio Corrêa de Oliveira cujo original encontra-se no Arquivo Apostólico VaticanoCarta de Plinio Corrêa de Oliveira cujo original encontra-se no Arquivo Apostólico Vaticano

* * *

Segue a transcrição da carta.

Cireneu de Pio X

A distância do tempo, que lentamente coloca cada personalidade em sua verdadeira perspectiva histórica, contribui para tornar cada vez mais conhecida e cada vez melhor compreendida a notável personalidade do Cardeal Merry del Val. Aos olhos de um número crescente de historiadores, homens de pensamento e de ação, o grande cardeal se faz ver hoje, com a ajuda de uma crítica histórica muito precisa, a personificação da piedade, da sabedoria e da força.

No brasil, graças aos esforços do grande Bispo de Campos, D. Antonio de castro mayer, aumenta significativamente o número de pessoas que conhecem e veneram a memória do inesquecível secretário de estado do beato Pio X.

Visitando roma, não foi sem profunda emoção que me dei conta — ajoelhado junto ao túmulo do Cardeal Merry del Val — do movimento de profunda veneração que ele inspira nos visitantes que ali vão, recolhidos e confiantes, pedir a deus que a auréola que brilha na fronte de Pio X resplandeça também um dia na fronte daquele que com tanta razão foi chamado seu Cireneu.

Roma, 16 de julho de 1952

Plinio Corrêa de Oliveira

Prior da Ordem Terceira do Carmo, em São Paulo

Detalhes do artigo

Autor

Revista Catolicismo

Revista Catolicismo

255 artigos

Catolicismo é uma revista mensal de cultura que, desde sua fundação, há mais de meio século, defende os valores da Civilização Cristã no Brasil. A publicação apresenta a seus leitores temas de caráter cultural, em seus mais diversos aspectos, e de atualidade, sob o prisma da doutrina católica. Teve ela inicio em janeiro de 1951, por inspiração do insigne líder católico Plinio Corrêa de Oliveira. Assine já a revista e também ajude as atividades do IPCO! Acesse: ipco.org.br/revistacatolicismo

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados