Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Castelo de Lourdes: marco vitorioso contra o Islã

Por Revista Catolicismo

2 minhá 5 anos — Atualizado em: 2/11/2020, 4:03:25 PM


No pináculo de um rochedo recoberto de abundante vegetação, protegendo, como um guerreiro, a pequena cidade onde Nossa Senhora quis se manifestar, ergue-se altaneiro o castelo-fortaleza de Lourdes, numa posição de domínio sobre o verdejante vale que se estende a seus pés.

Comofundo de quadro, nos confins do horizonte, parecendo desafiar ocastelo-fortaleza, sobressaem grandiosas montanhas nevadas — contrafortes dosPirineus.

Emestilo românico, com grossas e altas paredes de pedra, poucas e estreitasjanelas, possante torre — na qual se localiza o donjon —, o castelo está situado bem próximo da gruta deMassabielle, onde Nossa Senhora apareceu a Santa Bernadette, e é certamente osímbolo mais expressivo da vitória dos católicos contra os mouros, na França.

A primitivafortaleza, existente no local do castelo, era dominada por um chefe sarraceno,chamado Mirat, quando, em 778, Carlos Magno, o invencível Imperadorcristão, com seus francos a cercou e tentou conquistá-la pela fome.

Aconteceu,entretanto, que uma águia, sobrevoando a fortaleza, deixou cair no seu interioruma truta que acabara de pescar no lago vizinho. Mirat mandou levar o peixe aCarlos Magno com uma mensagem, mostrando que uma praça tão abastecida devíveres poderia resistir ainda por muito tempo.

CarlosMagno enviou, então, ao comandante mouro um de seus embaixadores, o santo bispode Puy, para dizer-lhe que se ele, Mirat, julgava rebaixar-se capitulando nasmãos do mais ilustre dos homens — o chefe dos francos ­poderia, sem nenhumavergonha, render-se à Virgem, Nossa Senhora de Puy-en-Velay.

Mirat,tendo aceitado a proposta, rendeu-se e pediu o batismo, recebendo o nome deLorus (de onde o nome de Lourdes), e conduziu seus guerreiros em peregrinaçãoao rochedo de Puy-en-Velay, para venerar a imagem da Santíssima Virgem.

Ainda hoje, as armas da cidade de Lourdes [foto acima] trazem três torres sobre as quais plana uma águia, tendo no bico uma truta. E uma escarpa do rochedo conservou o nome de “Rochedo da Águia”.

______________

Fonte: Revista Catolicismo, Nº 525, Setembro/1994.

Detalhes do artigo

Autor

Revista Catolicismo

Revista Catolicismo

262 artigos

Catolicismo é uma revista mensal de cultura que, desde sua fundação, há mais de meio século, defende os valores da Civilização Cristã no Brasil. A publicação apresenta a seus leitores temas de caráter cultural, em seus mais diversos aspectos, e de atualidade, sob o prisma da doutrina católica. Teve ela inicio em janeiro de 1951, por inspiração do insigne líder católico Plinio Corrêa de Oliveira. Assine já a revista e também ajude as atividades do IPCO! Acesse: ipco.org.br/revistacatolicismo

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados