Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

China abocanha rede elétrica argentina


Yuan Jiafu, Wang Fang e Yuan Baoyi, da estatal chinesa Gezhouba, fizeram declarações que não convenceram na Argentina. Nacionalismo populista e marxismo oficial visam o mesmo objetivo.
Yuan Jiafu, Wang Fang e Yuan Baoyi, da estatal chinesa Gezhouba,
fizeram declarações que não convenceram na Argentina.
Nacionalismo populista e marxismo oficial visam o mesmo objetivo.

O grupo chinês Gezhouba recebeu do governo argentino a megaobra da hidrelétrica de Santa Cruz, na Patagônia.

O grupo chinês também anunciou que  está de olho no milionário projeto de Chihuido, na província de Neuquén, informou o jornal “Clarín”de Buenos Aires.

“Escolhemos a Argentina pelo seu potencial econômico e pelas necessidades energéticas do país para atender o seu crescimento nos próximos anos”, disse Yuan Baoyi, vice-presidente da Gezhouba International (GGI).

Na verdade, a sabotagem ostensiva contra as empresas “capitalistas” e “antipopulares”, segundo o discurso socialista oficial, é a causa da aflitiva falta de energia no país platino. E a China não teria conseguido as licitações se não estivesse associada aos atuais dependentes diretos da Casa Rosada.

Gezhouba apresentou como grande argumento o financiamento do Banco de Desenvolvimento da China (CDB) que prometeu financiar o 85% da mega-obra. Porém, os argumentos chineses soaram inautênticos no país platino.

A convergência ideológica e de interesses entre o nacionalismo peronista — todo ele voltado para a luta contra as elites argentinas — e o marxismo maoísta também radicalmente igualitário e anti-classista parece ter sido o fator decisivo.

Com efeito, os elogios de Baoyi conduziram às nuvens a empresa sócia diretamente ligada ao governo populista argentino, a Electroingeniería.

Para Baoyi “o consórcio foi o que mais bem interpretou o que pedia o Governo em matéria de financiamento, além de aproveitar os créditos que oferecem os bancos e o Governo da China”, completou sem muito embaraço.

É o populismo nacionalista argentino estreitando os laços com o marxismo radical, mas procurando se disfarçar…

Detalhes do artigo

Autor

Luis Dufaur

Luis Dufaur

1042 artigos

Escritor, jornalista, conferencista de política internacional no Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, webmaster de diversos blogs.

Categorias

Esse artigo não tem categoria

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados