Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Emitte Spiritum tuum…


O Espírito Santo, que vivifica a Igreja com seus dons e seus carismas, vivifica também os povos e as nações, de modo a fazer com que desabrochem suas qualidades e características inconfundíveis

O Espírito Santo descendo sobre Nossa Senhora, os Apóstolos e discípulos no Cenáculo

Assim como “um é o brilho do sol, outro a brilho da lua e outro o brilho das estrelas; e ainda uma estrela difere da outra no brilho” (1Cor, 15, 41), assim também as nações e os povos, impulsionados por aquele “espírito suave e pacífico” de que nos fala São Pedro em sua primeira epístola (3,4), foram produzindo diferentes frutos de harmonia e santidade.

Viajando pelo interior da França, é impossível não sentir aquela doçura, aquela ordem, aquele equilíbrio que se evola dos campos e das aldeias como um perfume retido da Idade Média, que os frenesis modernos não conseguiram estancar.

Diferente é o que se percebe na Itália, onde a cada esquina ou a cada curva da estrada nos aguarda um inesperado, sempre genial. Por detrás do pórtico simples de uma igreja abre-se um templo deslumbrante, esplendoroso de arte, carregado de relíquias, freqüentado por um povo esfuziante de inteligência e ardor.

Austera e sublime é a Espanha. Terra da grandeza e da coragem, das touradas e do desprezo pela morte, sabe ser alegre na seriedade, cavalheiresca até na dor.
O que dizer de Portugal, calmo e sadiamente popular, jeitoso no trato, empreendedor na ação, tão afim com o nosso Brasil?

A vocação imperial da Áustria manifesta-se em seus monumentos, em seus edifícios, em sua magnífica história, que parece impregnar até o ar que se respira em Viena.
A Alemanha, tão ciosa da ordem, com seu pendor para a música e para o canto, com seu espírito lógico e sua propensão para a filosofia.

* * *

Seria um erro achar que essa é uma visão sentimental e saudosista dos povos. Ela é real e pode facilmente ser percebida por quem não se detém na análise superficial das coisas, quase como um burro diante de um palácio. Tais valores permanecem à maneira de brasas, ou ao menos de cinzas ainda quentes, de um fogo que ardeu intensamente no passado.

A partir de certo momento histórico, porém, um novo espírito revolucionário começou a soprar no mundo, como saído de uma anti-Igreja. Estéril, massificante e igualitário, ele faz com que as características regionais ou nacionais de cada povo cedam ante um mesmo modelo pré-concebido, um mesmo estilo, uma mesma opressão, seja em Nova York, São Paulo, Paris ou Tóquio. O cimento acachapante dos edifícios, o cinza uniforme do colorido, o degradado e deprimente das vestimentas são sempre os mesmos por toda parte, não têm originalidade.

A pretexto de igualdade, o espírito moderno veste os povos com uma camisa de força e tira a cada qual sua legítima espontaneidade. A pretexto de liberdade, faz saltar como uma mola, das cavernas profundas da alma humana vulnerada pelo pecado original, os instintos desregrados e os vícios de toda ordem que ali dormiam. A pretexto de fraternidade, suprime a caridade, jogando os pobres contra os ricos e fazendo as raças se digladiarem entre si.

O antigo espírito, o da Igreja, é construtivo, enquanto o novo é demolidor; o antigo é vivificante, o novo é letal; o antigo é protetor de tudo quanto é bom, belo e verdadeiro, por isso é hierárquico, harmoniza as desigualdades legítimas e proporcionais, é casto, é santo, constitui uma escada de ouro para que os homens subam até Deus. O novo é igualitário, massificante, impuro até o grau da lascívia, é uma rampa lamacenta que arrasta para o Inferno.

É por isso que, com o coração transbordante de confiança na intercessão de Nossa Senhora, pedimos: Emitte Spiritum tuum et creabuntur, et renovabis faciem Terrae –– Enviai, ó Deus, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da Terra.

Detalhes do artigo

Autor

Gregorio Vivanco Lopes

Gregorio Vivanco Lopes

173 artigos

Advogado, formado na Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Autor dos livros "Pastoral da Terra e MST incendeiam o Brasil" e, em colaboração, "A Pretexto do Combate Á Globalização Renasce a Luta de Classes".

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados