No momento, você está visualizando Fátima e o exemplo de Herzegovina

Gregorio Vivanco Lopes

Assim como a estrela de Belém pairou nos céus do paganismo antigo para indicar aos Reis Magos onde se achava a salvação, assim também a mensagem de Fátima paira sobre o neopaganismo moderno, mostrando aos homens de todos os povos e nações os rumos que deverão tomar os acontecimentos humanos até o triunfo final do Imaculado Coração de Maria.

Em sua recente viagem a Fátima, na homilia que pronunciou em 13 de maio durante a Missa celebrada para 500 mil pessoas na Esplanada do Santuário, Bento XVI teve estas palavras que repercutiram mundialmente: “Possam os sete anos que nos separam do centenário das aparições apressar o anunciado triunfo do Coração Imaculado de Maria para glória da Santíssima Trindade”. Eis o triunfo que devemos desejar com todas as veras da alma.

Mas, ao predizer o triunfo da Virgem, a Mensagem de Fátima nos mostra que ele será alcançado depois de grandes sofrimentos e provações, afastando assim todo e qualquer otimismo estúpido, como o de certas pessoas que acham que a vida é fácil e a vitória se alcança sem esforço.

A fé nos mantém na certeza de que o Imaculado Coração da Virgem Santíssima vai triunfar. Quem triunfará com Ele? A fé e a lógica se unem, nesta incontestável resposta: Aqueles que nas horas amargas permanecerem fiéis; os que não dobrarem o joelho diante das máximas do neopaganismo moderno; os que preferirem a dor às alegrias vãs, a luta à acomodação fácil, a fé ao invés da adoração aos ídolos de horror e maldição que se sucedem no palco deste século.

Palavras ilustram, mas é o exemplo que arrasta, por isso reproduzo para o leitor a narração de um fato admirável, feita por Irmã Emmanuel. Eu a recebi de uma leitora entusiasta de Catolicismo, que a transcreveu da revista Crusade (maio/junho de 2004) da TFP americana. Refere-se a uma pequena cidade dos Bálcans, que durante a dominação comunista resistiu galhardamente à onda de imoralidade propagada pelos corifeus do ateísmo.

“Em nossa cidade croata de 13.000 habitantes, nunca houve divórcio. Como explicar isso? O comunismo está à nossa volta, e as pessoas sofrem cruelmente com as perseguições diárias que enfrentam. Em Herzegovina a cruz representa o maior dos amores, e o crucifixo é o tesouro de cada lar. Quando dois católicos se casam, lhes é dito: ‘Vocês acharam sua cruz. É uma cruz para ser amada, para ser carregada, uma cruz para não ser atirada de lado, mas para ser estimada com carinho’.

Durante a cerimônia, a noiva e o noivo juntam suas mãos, segurando o crucifixo, e depois osculam, não um ao outro, mas a cruz. Caso um queira abandonar o outro, não poderá fazê-lo sem abandonar Jesus Crucificado. O crucifixo é o ponto central do lar”.

Este post tem 7 comentários

  1. JOSE ANTONIO

    Belíssimo exemplo a ser imitado por todos os noivos, em todo mundo.
    Este gesto tem reflexos no casamento de Tobias e Sara ( Tobias 8, 4-6), cujo texto é” “…Levanta-te, Sara, e roguemos a Deus, hoje, amanhã e depois de amanhã. Estaremos unindo a Deus durante essas tres noites. Depois da terceira noite consumaremos nossa união; porque somos filhos dos santos (patriarcas|), e não nos devemos casar como os pagãos que não conhecem a Deus.”
    Levantaram-se, pois, ambos, e oraram juntos fervorosamente para que lhes fosse conservada a vida.
    Vamos pois fazer a exaltação da Santa Cruz, sempre!

  2. lucia

    Achei maravilhosa esta mensagem. Estou separada judicialmente do meu marido a 17 anos, e gostaria q no dia do meu casamento houvera esta cerimonia. Muita coisa teria sido evitada, e, hoje minha familia seria mais estruturada. Que muitas pessoas tenham conhecimento de tao maravilhosa cerimonia. Obrigada e agradeco a Deus ter podido le-la!!!

  3. Teodoro Alves

    Que beleza!! Só mesmo aceitando a cruz para levar um compromisso tão sério como o casamento. Eu não conhecia que existiam povos com tanto amor a esse símbolo, foi bom ter lido isso, agora fico obrigado a seguir o exemplo.

  4. Eliane

    Eu não acho que ser católico e se casar é carregar uma cruz… Depende de muitos fatores… Se há amor que gerou o matrimônio, nunca é pena, mas dádiva a união. Não vejo o matrimônio como castigo para os católicos, a não ser que mudem de ideia um dia e queiram se separar… Mas há o recurso da anulação… Mas muito rara…
    O amor verdadeiro nunca se separa, mas juntos, conseguem resolver todas as questões com boa vontade.
    Claro que a fé religiosa ajuda a manter a forçanecessária nas dificuldades… Na minha família não há divórcio também e nós moramos no Brasil…

  5. renato aguiar de Assis

    Caros amigos, Paz e Bem!

    2017 – data do centenário das aparições de Fátima – se dará, segundo o santo padre o papa Bento XVI (homilia de 13/05/10 -Fátima), o triunfo o Imaculado Coração de Maria. O triunfo do bem sobre o mal. O fim das guerras, das doenças, da morte. Será o maior presente de Deus para a sua humanidade decaída por causa do pecado pessoal e social. Trata-se de um fato esperado há dois mil anos. É evidente que o foco principal jamais poderia ser a data exata da Segunda Vinda de Jesus (prerrogativa exclusiva de Deus-Pai), mas sempre na preparação (vigilância), pois a qq momento poderemos ser chamados ao encontro amoroso com Deus, onde faremos a prestação de contas (sem máscaras) da nossa vida nesta terra. Penso, ainda, que a Igreja Católica tem a obrigação de noticiar os sinais da iminente vinda de Jesus, pois todos os sinais estão aí (guerras, fome, catástrofes, apostasia…).
    Veja que interessante:
    A contagem regressiva (2017) inicia-se com o retorno dos Judeus à Israel em 1948. Se a gente observar os documentos originais/oficiais que foram assinados pela OTAN naquela época, verá que a criação de Israel aconteceu um ano antes que os judeus começassem a voltar à Terra Prometida, quer dizer a data oficial é 1947. Se você pegar o ano de 1947 e ler o que Jesus disse em Mateus 24:34: “Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam” e adicionar uma geração (1947+70) conf. informa Salmos 89:10, nós chegamos na data de 2017. Isso não é interessante?
    Por fim, o saudoso papa João Paulo II nos informou que a vinda gloriosa de Jesus se dará no DOMINGO, o dia do Senhor (vide carta apostólica Novo Millenium Iniunte).
    Quem viver, verá!
    Saudações cristãs,
    Renato.

  6. Angelica

    Nossa Senhora aparece diariamente na Bósnia Herzegovina desde 1981,dizendo que estas aparições em Medjugorje são as ultimas para a humanidade neste mundo e que são continuação das de Fátima.Esperamos a realização dos 10 segredos e o triunfo de Maria,se Deus quizer até 2017,para o centenários das apariçõe sde Fátima.O sol dança em Medjugorje assim como dançou em Fátima.Já fui testemunha do fato.É uma emoção indescritível:

    http://www.youtube.com/watch?v=udfZjF0yL-8

Os comentários estão encerrados.