Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Leo Daniele, a contra-revolução, uma chama de fé e coragem

Nota de falecimento do Sr. Leo Daniele


Leo Daniele, a contra-revolução, uma chama de fé e coragem

Sr. Leo Daniele com o Prof. Plinio Corrêa de Olveira

Faleceu, em São Paulo, na madrugada de 18 de setembro, Leo Daniele. Católico, contra-revolucionário, apóstolo do pulchrum. Há bem mais de meio século colocou-se a serviço da Santa Igreja e da Civilização Cristã.

Ainda nos bancos escolares pré faculdade, conheceu ele o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira e aderiu às teses do livro Revolução e Contra-revolução.

Não é meu objetivo evocar aqui os traços biográficos do Sr. Leo Daniele, sua passagem pela famosa Faculdade de Direito do Largo São Francisco, sua eficaz cooperação com a Sociedade Tradição Família e Propriedade e, no século XXI, com o Instituto Plinio Corrêa de Oliveira.

Quero focalizar aqui apenas um aspecto, é o seu especial interesse por aquilo que me parece ser o ângulo “São Boaventura” de sua alma, o papel do pulchrum — esse transcendental do ser — que a revolução industrial rejeitou e a revolução cultural, o tribalismo tentam soterrar defintivamente.

O Sr Leo Daniele publicou alguns livros dando especial realce ao maravilhoso, à sacralidade, ao simbolismo. Ao lado de uma ação concreta na ordem dos fatos, participando da organização de campanhas públicas da TFP contra o socialismo, contra a Reforma Agrária anticristã, contra a esquerdização dos meios católicos — quis também realçar, no ultimo quadrante de sua vida –, o papel do maravilhoso, do belo, da contemplação sacral do universo como condição da formação completa de um contra-revolucionário. Esse é o sentido de suas obras intelectuais.

O Universo é uma Catedral

Donde hauriu o Sr Leo Daniele essas ideias? Quem pode compulsar os escritos e reuniões do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, muito especialmente as conversas da Comissão do MNF (*), não terá dúvida: aí está a fonte inspiradora de seus livros. Em uma dessas reuniões está expressamente afirmado: O Universo é uma Catedral. Como afirma São Boaventura as criaturas irracionais são “vestigios” de Deus; o homem, porque tem alma racional, foi “criado à imagem e semelhança de Deus”.

Leo Daniele publica seu primeiro livro O Universo é uma Catedral, uma compilação de comentários do Prof. Plinio. O Universo não é apenas uma magnifica obra de engenharia regida por leis que não se contradizem umas às outras mas é uma imagem das perfeições do Criador. “Caeli enarrant gloriam Dei et opera manuum eius annunciat firmamentum” (Os céus narram a glória de Deus e o firmamento é obra de Suas mãos), canta o Rei Davi, nos Salmos (Sl 19-2).

* * *

Outras obras publicou Leo Daniele: “A Cavalaria não morre“; “À procura de almas com alma“; “A Calma e sua gentil superioridade“: em todas elas notamos a mesma nota tônica – realçar o papel do sublime, do ideal, do simbolismo. Sempre me chamou a atenção seu pendor pelo aspecto “calma”, palavra que poucos hoje compreenderão o significado e o alcance. Calma operativa seria bem um dos aspectos de seu mestre intelectual, o Prof. Plinio.

Um Homem, Uma Obra, Uma Gesta

Num estilo bem diferente, já caracterizando seu aspecto de argúcia, de pesquisa, de constância, reuniu o Sr Leo Daniele abundante documentação para justificar seu livro comemorativo de 80 anos do Prof. Plinio: Um Homem, uma obra, uma gesta.

Entrevistou ele, nessa ocasião, o Prof. Plinio e trouxe à lume elucidações muito importantes para a história religiosa ou melhor, da controvérsia religiosa progressismo-antiprogressismo e comunismo anticomunismo no Brasil.

Baixe o&nbsp;<a href="https://www.pliniocorreadeoliveira.info/Gesta_0000Indice.htm#.Y_i5IeyZPT0">PDF</a>&nbsp;gratuitamente.Baixe o PDF gratuitamente.

O leitor encontrará alí documentação do que foi o Movimento Católico no Brasil dos anos 1920 1930. Verá, também como surgiram os primeiros germens do progressismo, do liturgicismo.

A Liga Eleitoral Católica foi idealizada pelo Dr Plinio conjuntamente com Dr Heitor da Silva Costa (arquiteto do Cristo Redentor) e Tristão de Athayde que, infelizmente, mais tarde se torna um líder progressista.

A gesta da TFP e do Dr Plinio estão largamente demonstradas.

* * *

Que o exemplo do Sr Leo Daniele em tornar acessíveis alguns conceitos do MNF — publicados em seus livros — os quais são, a nosso ver, uma resposta adequada ao Tribalismo, à IV Revolução, à Revolução Cultural possam interessar muitos outros jovens a continuarem a mesma empreitada: apresentar ao homem do século XXI os conceitos de sacralidade, de inocência, de pulchrum, de cavalaria em oposição à degração moral, social, humana em nossos dias.

Nossa Senhora lhe dê a recompensa eterna, consagrado que foi, desde jovem à Maria Santíssima, como escravo de amor, segundo o método de São Luis Maria Grignion de Montfort.

Para Leo Daniele a Contra-revolução é uma chama de fé e coragem!

Descanse em paz, amém.

(*) MNF, abreviatura de Manifesto: uma condensação de pontos a serem apresentados ao público como resposta às teses da Revolução gnóstica e igualitária. Eram conversas doutrinárias de uma comissão dirigida pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira. O livro Revolução e Contra-revolução é um fruto dessa Comissão.

* * *

Obras do Sr Leo Daniele podem ser acessadas gratuitamente no site pliniocorreadeoliveira.info




Detalhes do artigo

Autor

Marcos Machado

Marcos Machado

473 artigos

Pesquisador e compilador de escritos do Prof. Plinio. Percorreu mais de mil cidades brasileiras tomando contato direto com a população, nas Caravanas da TFP. Participou da recuperação da obra intelectual do fundador da TFP. Ex aluno da Escola de Minas de Ouro Preto.

Categorias

Tags

Comentário em alta

Invalid Date

Comentários

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados