Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Reforma Agrária, instrumento para impor a utopia coletivista e igualitária (II)

Por Daniel Martins

5 minhá 14 anos — Atualizado em: 10/6/2015, 3:10:28 AM


O livro Reforma Agrária — Questão de Consciência, com argumentação persuasiva baseada no Magistério pontifício e em grandes autores católicos, foi uma barreira eficaz e indispensável para a defesa do direito de propriedade e da livre iniciativa no País

Catolicismo Em relação ao livro, como reagiram os proprietários rurais?

Clique na foto para conhecer está denúncia profética sobre a Reforma Agrária.

Dr. Plinio Xavier — Os principais líderes dos fazendeiros – Clóvis Salles Santos da FARESP, Severo Fagundes Gomes da Associação Brasileira dos Criadores, Sálvio de Almeida Prado da Sociedade Rural Brasileira – e fazendeiros de grande destaque nos meios econômicos de São Paulo, como João Mellão e outros, mantiveram sucessivos encontros com os autores do livro.

Até então desanimados ante as propostas do projeto de revisão agrária, eles ficaram profundamente impressionados com o seu caráter anticristão ressaltado no livro, como também muito desapontados com o apoio de membros eminentes do episcopado.

Catolicismo O livro exerceu algum efeito sobre o projeto do governo Carvalho Pinto?

Dr. Plinio Xavier — A Assembléia Legislativa de São Paulo, à qual incumbia discutir e aprovar (ou não) o projeto, era presidida na época pelo deputado Abreu Sodré, e uma bancada numerosa apoiava o governo Carvalho Pinto.

A oposição mais significativa era constituída pela bancada do Partido Social Progressista, do ex-governador Adhemar de Barros. O presidente da Comissão de Economia da Assembléia, deputado Ciro Albuquerque, convidou os autores de RA-QC para exporem ao plenário do Legislativo Paulista as teses principais do livro.

A sessão foi realizada com a presença de vários assessores da Secretaria da Agricultura, bem como de membros do “Grupo do Plinio”. Enquanto os quatro autores do livro expunham suas posições, os deputados governistas e os assessores da Secretaria da Agricultura procuravam ressaltar que vários bispos, inclusive o então cardeal-arcebispo D. Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, mostravam-se favoráveis ao projeto.

Os autores de Reforma Agrária – Questão de Consciência pronunciaram conferências sobre a temática do livro em várias cidades do País. Embaixo, o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira (2º à esq.) dirige-se à classe rural de Amparo (SP)

Também quanto à parte técnica, o economista Luiz Mendonça de Freitas encontrou opositores dentre os representantes enviados pela Secretaria da Agricultura. A deputada Conceição da Costa Neves, vice-presidente da Assembléia, teve especial destaque, mostrando-se fortemente favorável às teses do livro e contrária ao projeto de “Revisão Agrária”.

Catolicismo Como reagiu o episcopado paulista?

Dr. Plinio Xavier — Diante de toda a celeuma em torno do assunto, o episcopado paulista reuniu-se juntamente com D. Helder Câmara, secretário-geral da CNBB, e alguns prelados de outros estados.

Uma emissora de TV mostrou D. Helder e mais quatro ou cinco bispos dos estados de São Paulo e do Espírito Santo, num enfático pronunciamento de apoio ao projeto de “Revisão Agrária”. O programa televisivo chocou profundamente a opinião pública católica, já assustada com o aspecto socialista desse projeto, denunciado por RA-QC.

Catolicismo O projeto acabou sendo aprovado pela Assembléia Legislativa?

Dr. Plinio Xavier — Impressionada pela argumentação do livro e assustada com a reação da opinião pública, a maioria governista apresentou um projeto substitutivo muito mais moderado, mas assim mesmo inaceitável pela opinião pública católica, que foi convertido em lei promulgada pelo governador Carvalho Pinto.

O leitmotiv da campanha do então secretário da agricultura Coutinho Nogueira, para a sucessão governamental, foi exatamente esse projeto. E o resultado dessas manobras manifestou-se nas urnas: Coutinho Nogueira, apoiado pelo governo Carvalho Pinto, foi relegado a um terceiro lugar nas eleições, tendo sido escolhido novamente governador a polêmica figura de Adhemar de Barros.

Catolicismo A TFP figurava entre os organizadores da Marcha da Família com Deus pela Liberdade em 1964, considerada a principal manifestação popular que concorreu para a queda do governo João Goulart?

Dr. Plinio Xavier — A esse respeito o livro Um homem, uma Obra, uma Gesta, historiando a luta do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, registra:

“Quando, a partir do dia 19 de março, as grandes e memoráveis Marchas da Família com Deus pela Liberdade começaram a atrair para as ruas imensas multidões, delas participaram com entusiasmo os elementos da TFP, alegres por terem dado um peculiar contributo para a criação desse clima ideológico e psicológico que se traduziu em tais manifestações de patriótico inconformismo. Com o suceder das Marchas, ficava tão claro o sentir do povo brasileiro, que ninguém mais deteria o curso dos acontecimentos.

“No derradeiro discurso [no dia 30 de março] televisionado (que antecedeu de um dia a sua queda), Goulart, exasperado, vituperou acerbamente aqueles que lutavam contra seus aliados, os ‘católicos esquerdistas’, e contra as ‘reformas de base’: ‘O veto desta minoria reacionária ao meu governo […] fortaleceu-se quando afirmei que as Reformas de Base são um imperativo da hora em que vivemos. […] É demasiada a audácia desses aventureiros, de se atreverem a falar em nome da Igreja. Não me cabe, porém, combater essa usurpação, pois a Ação Católica de Minas e de São Paulo já tomou essa iniciativa’” (“O Globo”, 31-3-64, apud “Um homem, uma Obra, uma Gesta ── Homenagem das TFPs a Plinio Corrêa de Oliveira, Edições Brasil de Amanhã, São Paulo, p. 79).

Detalhes do artigo

Autor

Daniel Martins

Daniel Martins

320 artigos

Voluntario do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira. Articulista na Revista Catolicismo e na Agencia Boa Imprensa. Coordenador do Canal dos Santos Anjos no YouTube: https://www.youtube.com/c/CanaldosSantosAnjos/

Categorias

Esse artigo não tem categoria

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados