Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Sagrada Face de Nosso Senhor Jesus Cristo


Terça-feira de Carnaval é festa da Sagrada Face de Nosso Senhor em Roma e no Brasil. Uma especial ocasião para repararmos todas as blasfêmias e pecados cometidos no carnaval.

Santa Verônica segurando o Véu com o rosto de Cristo impresso.

⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️

Terça-feira de carnaval… um dia de ofender à Nosso Senhor, como infelizmente hoje multidões estão fazendo? Com certeza, não! É dia de fazer reparações à essas ofensas. E, para isso, Nosso Senhor pede a Devoção à sua Sagrada Face.

A devoção a Sagrada Face de Nosso Senhor teve evidente origem com o milagroso Rosto de Cristo no véu de Santa Verônica. No entanto, a popularização dessa devoção teve um de seus maiores crescimentos através de sua grande devota, Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face. Também, para isso, os impressionantes estudos feitos no Sudário de Turim contribuíram para dar novos elementos aos devotos.

Outro fato relevante, foram as aparições da Santíssima Virgem à Irmã M. Pierina de Micheli (†1945). Em maio de 1938, a Virgem mostrou um escapulário à Ir. Pierina; num dos lados, estava estampada a Sagrada Face de Cristo com as palavras ao redor: “Ilumina, Domine, vultum tuum super nos” (“Senhor, fazei resplandecer a Vossa Face sobre nós”). Do outro lado, em volta de uma hóstia, estavam escritas as palavras: “Mane nobiscum, domine” (Senhor ficai conosco). Naquelas revelações, Nossa Senhora pediu o uso do escapulário, visitas ao Santíssimo Sacramento e uma hora de oração, tudo isso com vistas a “reparar os ultrajes que recebeu e continua recebendo meu Filho, cada dia, no Sacramento Eucarístico”.

*Rosto do Santo Sudário de Turim / Junção do Sudário e do Véu / Véu de Verônica

Semanas mais tarde, Nosso Senhor também apareceu à Ir. Pierina, e disse: “Quero que Minha FACE seja honrada com uma festa própria na Terça-feira da Quinquagésima (terça-feira de carnaval) e que esta festa seja preparada por uma novena durante a qual todos os fiéis façam Comigo reparação”. Em vez de escapulários, a Irmã Pierina acabou mandando cunhar medalhas; e falou sobre elas três vezes com o Papa. O Sumo Pontífice, no dia 15 de março de 1957, havendo já aprovado a propagação da medalha, aprovou também a celebração dessa festa aos padres beneditinos de Roma. E, em 10 de janeiro de 1959, o Papa João XXIII concedeu a mesma licença, a todos os Bispos do Brasil.

Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face

Sagrada Face de Nosso Senhor, tende piedade de nós!

Ivan Rafael de Oliveira

Fontes de Pesquisa: https://apostolosdasagradaface.com.br/medalha-da-sagrada-face/

https://quemrezasesalva.com.br/devocao/escapulario-da-sagrada-face-de-jesus

https://pt.aleteia.org/2020/02/24/terca-feira-de-carnaval-o-que-a-igreja-celebra-nesse-dia-e-a-sagrada-face-de-jesus/

Detalhes do artigo

Autor

Ivan Rafael de Oliveira

Ivan Rafael de Oliveira

65 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados