Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

São José, Padroeiro da boa morte

Por Plinio Corrêa de Oliveira

2 minhá 5 anos — Atualizado em: 3/18/2020, 9:42:18 PM


O passamento de São José, assistido por Jesus Cristo e sua Mãe Santíssima. Quadro na sacristia da Igreja do Carmo na capital paulista [Foto PRC]

São José [festividade celebrada pela Igreja no dia19 de março] é o padroeiro da boa morte, porque tudo leva a crer que, em seufalecimento, foi assistido por Nossa Senhora e pelo Divino Redentor, que oajudaram a elevar sua alma àquela perfeição pinacular para a qual ele foracriado. Não era a perfeição de Nossa Senhora, mas era de uma perfeição extraordinária.

Quando o olhar de São José, embaçado, já se iaapagando para a vida, ao contemplar Aquela que era sua esposa e Aquele quejuridicamente era seu filho, extasiou-se com a ascensão contínua em santidadede Nossa Senhora e de seu Divino Filho. Ao vê-los se elevarem assim, tambémele, por sua vez, subia sem cessar na sua própria santidade.

Estatríplice ascensão contínua na humilde casa de Nazaré constituiu o encanto doCriador e dos homens — três perfeições que chegaram todas ao pináculo a quecada uma devia chegar. Eram três auges que se amavam intensamente e seintercompreendiam intensamente; perfeições altíssimas, admiráveis, masdesiguais, realizando uma harmonia de desigualdades como jamais houve na faceda Terra.

Entretanto, a hierarquia posta por Deus entre taissublimes desigualdades era de uma ordem admiravelmente inversa: aquele que erao chefe da Casa no plano humano era o menor na ordem sobrenatural; enquanto oMenino, que deveria prestar obediência aos pais, era Deus. Uma inversão que nosfaz amar ainda mais as riquezas e as complexidades de qualquer ordemverdadeiramente hierárquica; e que impele a alma fiel, desejosa de meditarsobre tão elevado tema, a entoar um hino de louvor, de admiração e defidelidade a todas as hierarquias e a todas as desigualdades estabelecidas porDeus.

__________________________________________________________________

Excertos da conferênciaproferida pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em 2 de novembro de 1992. Semrevisão do autor. Fonte: Revista Catolicismo, Março/2014.

Detalhes do artigo

Autor

Plinio Corrêa de Oliveira

Plinio Corrêa de Oliveira

557 artigos

Homem de fé, de pensamento, de luta e de ação, Plinio Corrêa de Oliveira (1908-1995) foi o fundador da TFP brasileira. Nele se inspiraram diversas organizações em dezenas de países, nos cinco continentes, principalmente as Associações em Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP), que formam hoje a mais vasta rede de associações de inspiração católica dedicadas a combater o processo revolucionário que investe contra a Civilização Cristã. Ao longo de quase todo o século XX, Plinio Corrêa de Oliveira defendeu o Papado, a Igreja e o Ocidente Cristão contra os totalitarismos nazista e comunista, contra a influência deletéria do "american way of life", contra o processo de "autodemolição" da Igreja e tantas outras tentativas de destruição da Civilização Cristã. Considerado um dos maiores pensadores católicos da atualidade, foi descrito pelo renomado professor italiano Roberto de Mattei como o "Cruzado do Século XX".

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados