Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Três Grandes Centenários

Celebrando as efemérides de São Tomás de Aquino: 700 anos de sua canonização, 750 anos de sua morte e 800 anos de seu nascimento.


Três Grandes Centenários

Fonte: Revista Catolicismo, Nº 871, Julho/2023

Celebramos ou estamos a caminho de celebrar três importantes efemérides concernentes a São Tomás de Aquino, o maior dos teólogos e filósofos: o sétimo centenário de sua canonização, proferida pelo Papa João XXII no dia 18 de julho de 1323; os 750 anos de sua morte, ocorrida no dia 7 de março de 1274; e, em 2025, o oitavo centenário de seu nascimento.

Roccasecca, castelo do Conde de AquinoRoccasecca, castelo do Conde de Aquino

Catolicismo já publicou algumas biografias do “Doutor Angélico” (vide, por exemplo, edição de janeiro/2016). Agora, em memória dessas efemérides — particularmente a de 2023, ano da entrada do triplo jubileu — julgamos oportuno levar a nossos leitores algumas considerações menos conhecidas sobre a vida e a personalidade desse santo, autêntico espelho do pensamento católico, um dos mais influentes na história da Cristandade.

Reproduzimos primeiramente um artigo* de nosso principal colaborador e inspirador, o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, que trata de São Tomás como um “grande luzeiro posto por Deus no meio de sua Igreja a fim de esclarecer, confortar e animar as almas pelos séculos afora para que mais galhardamente resistissem às investidas da heresia”; e, em seguida, um artigo** do nosso hagiógrafo, o Sr. Plinio Maria Solimeo, sobre a influência do grande santo dominicano no mundo do pensamento, em documentadíssimo estudo do teólogo Pe. D. J. Kennedy na The Catholic Encyclopedia, edição de 1911, CD roomedition.

Da Redação de Catolicismo

* Aqui postaremos amanhã, dia 18.

** Aqui postaremos depois de amanhã, dia 19.

Detalhes do artigo

Autor

Revista Catolicismo

Revista Catolicismo

255 artigos

Catolicismo é uma revista mensal de cultura que, desde sua fundação, há mais de meio século, defende os valores da Civilização Cristã no Brasil. A publicação apresenta a seus leitores temas de caráter cultural, em seus mais diversos aspectos, e de atualidade, sob o prisma da doutrina católica. Teve ela inicio em janeiro de 1951, por inspiração do insigne líder católico Plinio Corrêa de Oliveira. Assine já a revista e também ajude as atividades do IPCO! Acesse: ipco.org.br/revistacatolicismo

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados