Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

04/12 – Nossa Senhora de Monteil


Salve Maria! 🗓️ Em Benaguasil, na Espanha, 4 de dezembro é festa do encontro de Nossa Senhora de Montiel.

📚 Na noite de 4 de dezembro de 1620, estava o jovem Graciano pastoreando suas ovelhas na montanha de Montiel, em Benaguasil, quando, forçado pelo frio, se refugiou em ma caverna. De repente, da escuridão, algo lhe chamou a atenção; parecia uma luz fraca de vela saindo por um veio da caverna. Como não enxergava de onde provinha a luz, Graciano tentou se aproximar, e foi então que viu que era muito forte o brilho que emanava daquela fenda.

Espantado com a visão, o pastor deixou o rebanho e correu até a aldeia para contar ao padre o que havia acontecido. Assim que ouviu o relato, o padre acompanhou Graciano até a caverna; e investigando o local com uma lamparina, puderam chegar até o ponto de onde antes havia a luz e lá encontraram uma pequenina imagem de mármore branco da Virgem com o Menino Jesus.

Supõe-se que esta imagem tivesse ali escondida desde a guerra contra os muçulmanos em 1523, sendo, portanto, encontrada apenas 95 anos depois. Infelizmente, aconteceu algo semelhante em 1936, durante a Guerra Civil Espanhola. Para não correr o risco de ser destruída pelos comunistas, um zeloso padre, Dom Fermín Gil Navarro, escondeu a imagem novamente, mas acabou por morrer algum tempo depois sem ter revelado o local a ninguém…

Por isso, hoje, uma bela cópia da Virgem de Monteil ocupa seu altar, enquanto a milagrosa imagem aguarda um novo humilde Graciano para novamente a encontrar.

A Virgem de Montiel foi coronada canonicamente em 1921 pelo Papa Pío XI em 1936. Sua festa principal é comemorada em 8 de setembro.

🙏🏻 Nossa Senhora de Monteil, rogai por nós!

🖋️ Ivan Rafael de Oliveira
(Voluntário do Canal dos Santos Anjos)

🔎 Fontes de Pesquisa: https://biscobreak.altervista.org/2016/12/vergine-di-montiel/
https://forosdelavirgen.org/virgen-de-montiel-de-benaguasil-espana-4-de-diciembre/

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados