Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

06/01 – Festa da Epifania, ou dos Santos Reis

Epifania é a manifestação de Jesus Cristo ao mundo, celebrando a salvação universal pela visita dos Magos, símbolos dos povos da terra. A festividade marca o batismo de Jesus, as bodas de Caná e a aparição da estrela no Oriente, representada pela visita dos Reis Magos.

Por Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2 minhá 2 anos


06/01 – Festa da Epifania, ou dos Santos Reis

Santos reis

Epifania quer dizer manifestação. Nela deseja a Igreja celebrar a manifestação de Nosso Senhor Jesus Cristo Menino ao mundo. Com efeito, depois de se revelar aos pastores, mostrou-se aos Magos que, do Oriente O tinham vindo adorar. A tradição cristã viu sempre nos Magos as primícias da gentilidade. Eles trazem consigo, com efeito, todos os povos da terra, de modo que a Epifania é uma afirmação da salvação universal, como muito bem diz São Leão nas lições das Matinas, onde nos mostra, na adoração dos Magos, os primórdios da fé cristã, a hora em que o intérmino desfile do mundo pagão se põe em movimento para seguir a estrela que o convida a marchar ao encontro do Salvador.

Assim o Profeta Isaías, muitos séculos antes, proclama essa Epifania do Senhor do Mundo, como está na Epístola da Missa de hoje:

Levanta-te, enche-te de luz, Jerusalém, porque chegou a tua luz, e a glória do Senhor nasceu sobre ti. As trevas cobrirão a terra, e a escuridão os povos; sobre ti, porém, nascerá o Senhor, e a sua glória será vista em ti. As nações caminharão à tua luz, e os reis ao resplendor da tua aurora. (...) Todos virão de Sabá, trazendo-te ouro e incenso, e publicando os louvores do Senhor.
Is 60, 1-6

A partir do século IV, os gregos comemoram, nesta solenidade, o batismo do Salvador, quando foi revelada a sua filiação divina: “Este é o meu Filho muito amado: nele pus a minha complacência” (Mt 3, 17), e comemoram também as bodas de Caná, em que Nosso Senhor Jesus Cristo manifestou publicamente, pela primeira vez, o seu poder de operar milagres. Os latinos, remetendo agora para outros dias o batismo e as bodas, celebram hoje a aparição da estrela no Oriente, e a viagem dos Reis Magos.

Segundo alguns, o termo “mago” vem do antigo idioma persa, e serviu para indicar o país de origem dos Santos Reis: a Pérsia. Eles eram reis, porque é um dos sinônimos daquela palavra, também usada para nomear os sábios discípulos de uma seita que cultuava um só Deus. Portanto, erram os que supõem que esses primeiros reis chamados a adorar o Deus Menino, eram astrólogos ou bruxos. Pelo contrário, eles eram inimigos destas enganosas artes mágicas e supersticiosas.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2540 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados