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Plinio Corrêa de Oliveira
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A FOTO DA EXCLUSÃO


Outro possível título para este artigo: a política da exclusão. Exclusão, dilaceração social, tensão, vamos falar a respeito. Em 13 de fevereiro (ocasião de perplexidade) o Papa Francisco recebeu no Vaticano, em cordial reunião privada de uma hora, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Praticamente nada foi dito, nem precisava, todos entenderam; política é, em larga medida, imagem.

A Santa Sé não emitiu comunicado sobre a audiência, amplamente noticiada nos meios de divulgação do mundo inteiro. Falar o quê? O chefão petista foi discreto na primeira manifestação: “Encontro com o Papa Francisco para conversar sobre um mundo mais justo e fraterno”. O mais importante em tais ocasiões é a “photo opportunity” e Lula alcançou por inteiro o intento, divulgação mundial. Leonardo Boff comentou satisfeito: “Esse encontro corresponde a um desejo mútuo. Em março, haverá o grande encontro internacional ‘Economia de Francisco’, onde o Papa propõe aos jovens economistas políticas contra a desigualdade social nos países. Quem tem experiência de diminuir a desigualdade, incluir 36 milhões de pessoas na cidadania é Lula, e o Papa queria não só ler, como conversar, saber como se faz isso. É muito possível [a participação de Lula no mencionado encontro dos economistas engajados] porque quando houve o encontro pela primeira vez dos movimentos sociais populares, em Roma, Evo Morales quis participar e os organizadores da cúria proibiram. O papa interveio, disse ‘Evo Morales vem de baixo, é indígena, é meu convidado direto’ e participou. Creio que dessa vez haverá a mesma lógica”. Como Leonardo Boff, exultaram um sem-número de comunistas.

Continuodo mesmo jeito, católico e devoto do Papado; contudo, arrastado pela forçaincoercível da mais simples lógica, ecoando milhões de irmãos na fé, deploro atéo fundo a referida entrevista e as circunstâncias que a cercaram. Representa enorme,revelador e, no caso, escandaloso apoio do Sucessor de Pedro a Lula e aopartido acaudilhado por ele. E por mais doloroso que possa ser para umcatólico, “veritas liberabit vos” (Jo 8, 32) — não vou tapar o sol com apeneira —, o Papa Francisco se comportou no caso como vem agindo a CNBB há décadas,companheira de viagem dos objetivos petistas no Brasil.

Tal procedimento empurra o Brasil para o atraso hoje padecido, entreoutros países, por Cuba e Venezuela, pobres cobaias do veneno socialista. Esse retrocesso,lembro ainda, coloca-nos mais perto da submissão inteira à China e à Rússia.Finalmente, é fator de empobrecimento, crueldade notória para com os pobres,pois lhes barra o caminho para uma existência decente e possibilidades decrescer na vida. Desesperados pela fome e pela atrofia generalizada de alto abaixo da sociedade, milhões deles acabam tentando escapar como podem dos paísestorturados pela utopia que intoxica o PT e enormes setores eclesiásticos.

Há mais. A conduta costumeira da CNBB, useira e vezeira da opçãopreferencial pelas minorias revolucionárias mais radicalizadas — e agora, infelizmente,também adotada no recente gesto do Papa Francisco —, ademais de favorecer aeliminação do que ainda resta de ordem temporal cristã, afasta a maioria dopovo da área de influência da Igreja, e assim cria obstáculos para a difusão doEvangelho na parcela da população mais sensível a suas palavras. De outro modo,metralha possibilidades de evangelização.

Viro a página. Que efeitos duradouros terá a reunião cordial do PapaFrancisco com o morubixaba do PT no Judiciário e nas eleições municipais desteano? Sobre o povo em geral? No Judicário, não dá para saber; uma coisa ao menosse percebe de plano, em nada atrapalhará a defesa de Lula e dos acusados das roubalheirasamazônicas que padeceu o Brasil.

O outro ponto, nas eleições de outubro próximo? Em 2022? O escandalosoencontro ajudará eleitoralmente o PT e seus aliados? Alentadas por ele, tubasda propaganda internacional e boa parte da interna tentam enfunar as velas daesquerda. Conseguirão?

Caminhemos devagar, de olho sobretudo nos sintomas que denotam o que se passa no interior das consciências, ali está o âmbito decisivo para o futuro pátrio. Por oportuna, uma recordação. Em de 13 de novembro de 1975 o Conselho Nacional da TFP divulgou documento intitulado “Não se iluda, Eminência” endereçado ao cardeal dom Paulo Evaristo Arns (íntegra em “Catolicismo” 299/300, a coleção está na rede), criticando a posição favorecedora da subversão comunista que o episcopado paulista reunido em Itaici havia tomado. Advertiu: “Não se iluda, Eminência. Atitudes como a dos signatários do documento de Itaici vão abrindo um fosso cada vez maior, não entre a religião e o povo, mas entre o Episcopado paulista e o povo. A Hierarquia paulista, na própria medida em que se omite no combate à subversão comunista, vai se isolando no contexto nacional. A Hierarquia paulista tanto menos venerada e querida vai ficando, quanto mais bafeja a subversão”.

O fenômeno para o qual a TFP chamou a atenção em1975 pode se repetir agora pela ação em especial do mesmo “sensus fidei”, queagiu lá, e pode agir hoje de novo. O senso da fé faz as pessoas perceberam nosseus pastores o timbre da voz de Nosso Senhor Jesus Cristo. Quando não a ouvem,em atitude de fidelidade à doutrina da Igreja, afastam-se, um fosso vai seagigantando. Aconteceu repetidas ocasiões ao longo da História. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e euconheço-as, e elas me seguem”(Jo 10, 27).

De olho em particular no “sensus fidei”, observemos ao longo dos dias asrepercussões da funesta “photo opportunity” do dia 13 de fevereiro em Roma. Sehá motivos para preocupação (e os há), inexistem justificativas para o abatimento.A maioria do Brasil (os verdadeiros excluídos) não deve enão pode se abater. É preciso resistir ao empurrão.

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Péricles Capanema

Péricles Capanema

184 artigos

Analista político e colaborador do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

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