Efemérides – 07/08

0
Fuzileiro naval norte-americano combatendo na selva de Guadalcanal, primeira ofensiva norte-americana da guerra.

1936: – Durante a Guerra Civil espanhola, militantes comunistas que no dia 28 anterior haviam “fuzilado” a imagem do Sagrado Coração de Jesus no Cerro de los Angeles (cerca de Madrid), neste dia voltam para dinamitá-la.

1940: – Alsécia-Lorena é anexada pela Alemanha.

Fuzileiros navais norte-americanos desembarcam nas praias de Guadalcanal, nas Ilhas Salomão.

1942: – Têm início a Batalha de Guadalcanal, quando os fuzileiros navais americanos iniciam a primeira ofensiva americana da guerra, com desembarques em Guadalcanal e Tulagi, nas Ilhas Salomão.

1946: – O governo da União Soviética envia uma nota à Turquia, refutando a soberania desta sobre os Estreitos Turcos, iniciando a Crise dos Estreitos Turcos.

1964: – O Congresso dos Estados Unidos aprova a Resolução do Golfo de Tonkin, dando ao presidente Lyndon B. Johnson amplos poderes de guerra para lidar com os ataques dos norte-vietnamitas às forças americanas.

1968: – Início da colaboração do Prof. Plinio na Folha de São Paulo com o artigo: 6 lições dos 600.000.

1987: – Os “Cubanos Desterrados” publicam no Diario Las Américas, uma: “Respetuosa y filial súplica de los refugiados de Miami al Padre Común de la Cristiandad”, ante a perspectiva de viagem de João Paulo II a Cuba.

2007: – O narco-traficante colombiano João Carlos Ramirez de Abadia, o “Chupeta”, o mais buscado pela DEA, é detido em São Paulo.

Deixe uma resposta