Efemérides – 07/11

0
Forças especiais dos Estados Unidos adentrando em um prédio utilizado como reduto por terroristas em Fallujah, na Guerra do Iraque

1837: – Eclode na Bahia a revolta da “Sabinada”, que vai até 16 de março do ano seguinte. Liderada pelo médico e jornalista Francisco Sabino e pelo advogado João Carneiro da Silva, insatisfeitos com o governo central do Rio de Janeiro, sobretudo pelo enfraquecimento da pauta federalista. Eles propunham a formação de uma República Bahiense de caráter transitório, até que Dom Pedro II alcançasse a maioridade. Sem apoio popular nem das classes altas, a insurreição foi derrotada pela Guarda Nacional.

1917: – Com a tomada do Palácio de Inverno por parte dos revolucionários bolcheviques, tem início a Revolução Socialista, que instaurou a ditadura do proletariado, adotou como regime político o socialismo, e expropriou os proprietários de terra distribuindo suas propriedades pelos camponeses. Estatizaram os bancos, as estradas de ferro e as indústrias, que passaram para o controle dos operários.

1969: – É entregue no Vaticano os microfilmes das 2.025.201 assinaturas pedindo a Paulo VI medidas contra a infiltração comunista na Igreja, coletadas por várias das TFPs da América Latina.

Soldados americanos patrulhando uma rua de Fallujah, durante as operações na Guerra do Iraque, em 2004.

2004: – Forças militares dos Estados Unidos iniciam os ataques contra o reduto terrorista de Fallujah, enquanto o governo interino do Iraque declara estado de emergência, durante a Guerra do Iraque.

2020: -Vários órgãos da Mídia dão já como presidente eleito Joe Biden, que obteve 279 votos eleitorais, contra 214 do presidente Trump. Esses resultados tornam a vice-presidente eleita Kamala Harris a primeira vice-presidente feminina e a primeira afro-americana a ganhar o título. Trump continua a alegar fraude eleitoral e se recusa a ceder enquanto várias nações oferecem seus parabéns a Biden.

Deixe uma resposta