Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Efemérides – 09/09


A Batalha de Balaclava, a batalha que abriria as portas para a Batalha de Sebastopol, que ocorrerá em 1855.
A invasão francesa e britânica de Sebastopol, em 1855. Culminou com a derrota russa na batalha, e com a conquista da cidade pelas tropas aliadas.

1855: – O Cerco de Sebastopol chega ao fim quando as tropas russas abandonam a cidade, durante a Guerra da Crimeia.

1928: – Tem início no Mosteiro de São Bento, em São Paulo, o Congresso da Mocidade Católica, que iria até o dia 16. A partir dele, o jovem Plínio Corrêa de Oliveira passa a militar no movimento católico.

1948: – Após acordo entre a Rússia e Estados Unidos, são criadas as duas Coreias, do Sul e do Norte.

1962: – Universitários do grupo de “Catolicismo”, lançam o manifesto: “Dez afirmações anticomunistas”, a propósito das agitações estudantis.

1976: – Morre o sanguinário ditador chinês Mao Tsé-Tung. Ele liderou a Revolução chinesa, e foi o fundador da República Popular da China, que governou como tirano de 1949 até sua morte em 1976. Sua radical interpretação do marxismo-leninismo passou a ser chamada de maoísmo.

2009: – O Uruguai torna-se o primeiro país da América Latina a autorizar a adoção de crianças por casais do mesmo sexo, depois de o Senado ter aprovado a reforma legal.

2016: – A Coréia do Norte realiza o mais poderoso teste nuclear até à data, provocando um terremoto de 5,3º. na escala de Richter.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados