Efemérides – 10/11

0
Um veículo alemão em Toulon, na França, 1942. Ao fundo, o cruzador francês Strasbourg em chamas.

1937: – É instaurado no Brasil o Estado Novo por Getúlio Vargas, e uma nova Constituição, chamada de a “Polaca” por ter sido inspirada no modelo semi-fascista polonês, sendo autoritária e concedendo ao governo poderes praticamente ilimitados.

Fotografia aérea do porto de Toulon, com os navios franceses afundando.

1942: – Tropas alemãs invadem a França de Vichy. O plano alemão era capturar, intacta, a frota francesa em Toulon. Porém, em 27 de novembro, os comandantes franceses afundaram diversos navios, para não caírem em mãos alemãs.

1960: – Lançamento do Best-seller “Reforma Agrária – Questão de Consciência”, com anuncio de primeira página em vários jornais.

1973: – O secretário de Estado norte-americano Henry Kissinger chega a Pequim para completar o processo de normalização de relações diplomáticas entre os Estados Unidos e a China, no que foi considerado uma quebra das barreiras ideológicas.

1979: – João Paulo II, na Academia de Ciências vaticana, pede revisão do caso Galileu.

1985: – A TFP colombiana publica o manifesto: “La guerrila: la lúgubre luz de un crimen inmenso”.

1988: – Manifestação da TFP uruguaia frente ao cinema que projeta o filme blasfemo “A última tentação de Cristo”.

2000: – O papa João Paulo II, em S. Pedro, concelebra em cerimônia ecumênica com o Patriarca Igreja Ortodoxa Armênia, Karekin II, e lhe entrega uma relíquia de S. Gregório Iluminador, patrono da Igreja daquele país.

Deixe uma resposta