11 de fevereiro

55: – Em Roma morre envenenado o herdeiro do trono imperial, Britânicus, um dia antes de cumprir os 14 anos. Isso deixa livre o caminho para seu meio-irmão Nero, de 17 anos, para converter-se no novo Imperador.

1531: – Na Inglaterra o rei Henrique VIII proclama-se “cabeça da Igreja” por não ter o Papa anulado seu legítimo casamento com Catarina de Aragão, título que lhe foi reconhecido pelo episcopado inglês.

1858: – Em Lourdes, ocorre a primeira aparição da Virgem a Santa Bernardete Soubirous.

1906: – O papa São Pio X publica a encíclica Vehementer Nos, dirigida ao clero e ao povo francês, na qual denuncia com veemência a lei francesa de separação da Igreja e do Estado, e a unilateral anulação da Concordata de 1801 entre Napoleão e Pio VII. “Vehementer nos”, significa “Somos plenos de dolorosa inquietude…”, tirada das duas primeiras palavras em latim que iniciam o documento.

1922: – Começa no Brasil a Semana de Arte Moderna, marco inaugural do modernismo em nossa pátria.

1929: – Assinatura dos Pactos de Latrão entre a Santa Sé e o governo italiano, pelos quais se criavam a Cidade do Vaticano. A Igreja fica sem os seculares Estados Pontifícios.

1945: – Término da Conferência de Yalta na qual Roosevelt, Churchill e Stalin concordaram na divisão de poder no mundo depois da Segunda Guerra Mundial.

1956: – Na China comunista, o governo socializa as empresas privadas. E o Congresso Popular concorda em introduzir o alfabeto latino no país.

1973: – No Vietnã do Sul saem as últimas unidades americanas combatentes, sendo realizada a primeira entrega de prisioneiros desse país.

1976: – O Comitê permanente do episcopado chileno, alinhando-se com a esquerda, condena o livro “A Igreja do silêncio no Chile” e aos seus autores.

1989: – Nos Estados Unidos, Barbara Clementine Harris, “sacerdotiza” da igreja episcopaliana (reunião dos anglicanos com a Igreja Episcopal americana) se converte na primeira mulher a se tornar “bispa”.

1991: – A Islândia torna-se o único país a aceitar a independência da Lituânia. Nesse mesmo dia, em São Paulo, a TFP organiza uma passeata contra o massacre de populares pelo Exército Vermelho na capital da Lituânia.

Raio atinge a cúpula da Basílica de São Pedro, em Roma, poucas horas após a renúncia de Bento XVI. Foto: Alessandro di Meo/AFP
Raio atinge a cúpula da Basílica de São Pedro, em Roma, poucas horas após o anúncio da renúncia de Bento XVI. Foto: Alessandro di Meo/AFP

1999: – Em São Francisco, na Califórnia, um júri condena a Philip Morris, empresa fabricante dos cigarros Malboro, a pagar 50 milhões de dólares a uma fumadora com câncer irreversível nos pulmões. No dia 6 de junho de 2001, a mesma empresa terá que pagar 300 milhões de dólares num similar juízo.

2013: – O papa Bento XVI anuncia que renunciará à suas funções no dia 28 do mesmo mês, por razões de saúde. Espalha-se pelo mundo uma impressionante foto de um raio sobre a cúpula da basílica de São Pedro.