13 de junho

1231: – Santo Antônio morre em Pádua aos 39 anos. Tantos foram os milagres operados pelo Santo em seu túmulo, que levaram o Papa Gregório IX a canonizá-lo apenas um ano depois de sua morte.

1373: – Portugal e Inglaterra firmam a Aliança Luso-Britânica, que será renovada em 1386 com o Tratado de Windsor. Constitui a mais antiga aliança entre nações que se mantém ainda em vigor.

1525: – O herege Martim Lutero se casa com a monja Cataria de Bora, num duplo sacrilégio, rompendo ambos o celibato.

1569: – Fracassa o ataque a Lisboa do corsário inglês Francis Drake, ao serviço da herética Isabel I de Inglaterra.

1645: – Começa a Insurreição Pernambucana, que levará à expulsão dos holandeses do Brasil.

1654:– O Padre Antônio Vieira prega o “Sermão de Santo Antônio aos Peixes”, em Lisboa, antes da viagem de regresso ao Brasil com as instruções do rei sobre o estatuto dos índios nas missões do Maranhão.

1799: – O exército católico e monárquico Sanfedista, liderado pelo Cardeal Ruffo, entra em Nápoles, esmagando revolução republicana jacobina.

1813: – José Bonaparte, chamado pelos espanhóis “Pepe Botella”, abandona definitivamente a Espanha.

1859: – No México, o presidente Benito Juarez declara propriedade nacional todos os bens da Igreja Católica.

1866: – O Congresso dos Estados Unidos reconhece à população negra a igualdade civil. Os grupos de extrema-direita fundam a organização racista Ku Klux Klan.

1879: – Começam os trabalhos do segundo Concílio de Roma, que viria a proclamar o dogma da Infalibilidade Papal.

1900: – Eclosão da Guerra dos Boxers, na China, contra os movimentos cristãos e a presença estrangeira.

1917: – Durante a Grande Guerra de 14-18, ataque da força aérea alemã a Londres causa 162 mortos, 432 feridos, e prejuízos na ordem das 650 mil libras, a preços da época.

1944: – Durante a II Guerra Mundial, a Alemanha nazista inicia o ataque ao Reino Unido com os primeiros mísseis ou “bombas voadoras” V1.

1952: – Um avião Douglas DC-3 do exército sueco é derrubado criminosamente por um MIG-15 soviético.

1960: – Tem início o diálogo judeu-cristão: João XXIII recebe Jules Isaac, fundador das Amitiés Judeo-Chrétienne, e encarrega o Cardeal Bea de iniciar o diálogo.

1964: – É lançado o primeiro navio atômico europeu, Otto Hahn, da República Federal da Alemanha.

1973: – A equipe da procuradoria que investiga o Caso Watergate divulga o memorando da Casa Branca com os planos de assalto ao consultório do psiquiatra de Daniel Ellsberg, especialista que revelou os documentos do Pentágono, que punham em causa a presença dos Estados Unidos no Vietnã.

– Alexander Butterfield, antigo assessor da Presidência dos Estados Unidos, revela ao Congresso a existência de um sistema interno de gravação de reuniões e conversas, na Casa Branca. O Ministério Público requer as gravações.

1983: – A sonda norte-americana Pioneer 10 torna-se o primeiro objeto humano a sair do Sistema Solar.

1990: – A URSS aprova o plano para a transformação do sistema socialista em economia de mercado.

Um dos países com maior índice de poluição, a China foi escolhida para presidir a Rio +20…

2000: – A Justiça italiana liberta o turco Ali Agca, preso pela tentativa de morte de João Paulo II, em 1981. Ele abandona o cárcere de Arcona para ser extraditado para a Turquía, depois de ser indultado pelo presidente italiano.

2008: – A Petrobras, parceira da Galp na exploração de petróleo no Brasil, anuncia a descoberta de uma nova reserva no litoral da região Sudeste do país.

2012: – Tem início, na China, a “Rio+20”, para incrementar as decisões da ECO-92, vinte anos depois.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here