Efemérides – 17/09

0
Milhares de paraquedistas aliados saltam sobre a Holanda, no âmbito da Operação Market Garden, em 1944.

1793: – Durante a satânica Revolução Francesa, é aprovada a “Lei dos Suspeitos”. Ela permite a formação de Tribunais Revolucionários para julgar os “suspeitos de traição contra a República” –quer dizer, todos os que não afinam com a Revolução – bem como para executar os condenados à morte. Por ela qualquer cidadão poderia ser acusado por qualquer pessoa, de ser “suspeito” de alguma coisa – como por exemplo de ter ideias “contra-revolucionárias” – e ser encarcerada e possivelmente executada.

O Marechal-de-Campo Gerd von Rundstedt, o comandante das forças alemãs na Holanda, durante a invasão aliada do país.
O general britânico Bernard Montgomery, responsável pelo desastre da Operação Market Garden.

1830: – Morre aos 47 anos em Santa Maria, na Grã-Colômbia, Simão Bolívar, venezuelano, que teve papel preponderante nas lutas de independência da Espanha, da Venezuela, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Panamá.

1944: – Início da Operação Market Garden, que durou entre os dias 17 e 25 de setembro, considerada a maior operação aerotransportada feita pelos aliados durante a Segunda Guerra Mundial com o objetivo de aniquilar as forças alemãs que ainda resistiam na Holanda. A operação malogrou, sendo considerada um fracasso do general britânico Bernard Montgomery, seu idealizador da Operação. As forças aliadas sofreram mais perdas nela do que na gigantesca invasão da Normandia no dia D.

1971: – Carlos Lamarca, militar desertor e guerrilheiro do VPR (Vanguarda Popular Revolucionária), é morto com cinco tiros por uma patrulha militar em Ipupiara, no interior da Bahia.

2006: – O Dr. Caio Vidigal Xavier da Silveira discursa no Parlamento Lituano como representante das TFPs, na cerimônia do 15º aniversário da independência daquele país.

Deixe uma resposta