Efemérides – 09/08

0
Soldados finlandeses em sua trincheira, guardando sua posição contra tropas soviéticas.

1810: – Napoleão Bonaparte anexa ao Primeiro Império Francês a Vestfália.

1914: – Início da Batalha de Molhouse, parte da tentativa francesa de recuperar a província da Alsácia e a primeira ofensiva francesa da Primeira Guerra Mundial.

Tanque soviético destruído por tropas finlandesas, durante a Operação Vyborg-Petrozavodsk. O resultado da ofensiva comunista foi o de uma guerra de trincheiras, com os finlandeses levando a melhor.

1944: – A Ofensiva de Vyborg-Petrozavodsk, a maior ofensiva soviética contra a Finlândia durante a Segunda Guerra Mundial, termina com as tropas comunistas barradas pelas forças finlandesas.

1945: – No fim da II Guerra Mundial os Estados Unidos, depois de terem lançado uma bomba atômica em Hiroshima, lançam outra sobre Nagasaki apelidada Fat Man. Cerca de 40.000 pessoas foram mortas e mais de 25.000 ficaram feridas. Milhares morreram nos anos posteriores ao ataque devido a radiações e doenças causadas por elas. Nagasaki era o centro do catolicismo no País do Sol Nascente.

– A União Soviética invade a Manchúria, nos últimos dias da Segunda Guerra Mundial.

1995: – Conflito entre agitadores camponeses sem-terra e policiais em Corumbiara, Rondônia, resulta em 12 mortos.

– O Cardeal Aloísio Lorscheider declara no Jornal do Brasil que a previsão de hecatombes associadas a Fátima é “história para boi dormir”.

2020: – A Nova Zelândia passa 100 dias sem nenhuma transmissão comunitária de coronavírus.

Deixe uma resposta