20 de maio

Primeiro Concílio de Niceia

325: – Tem início o Concílio ecumênico de Nicéia, na atual Turquia. Convocado pelo imperador Constantino, nele os Padres conciliares, para combater a heresia de Ario que negava a divindade de Cristo, elaboraram o “Credo de Nicéia”, que passou para a Igreja. Nesse concílio também foi fixada a celebração da Páscoa, e promulgou-se algumas leis canônicas.

1493: – Cristóvão Colombo é nomeado capitão geral da armada espanhola, com a qual empreende sua segunda viagem à América. Ele falecerá neste dia, na miséria, em 1506.

1880: – Falece Ana Nery, primeira enfermeira brasileira, que serviu como voluntária na Guerra do Paraguai, em 1865.

1970: – O escritor e filósofo francês Roger Garaudy é expulso do Partido Comunista Francês por suas declarações contrárias à intervenção soviética na Checoslováquia.

1975: – A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos opõe-se à redução de tropas norte-americanas no estrangeiro.

1980: – Em Quebec se realiza um referendo para decidir sua separação do Canadá. 60% se opõem a ela.

– Na China, um milhão de manifestantes resiste à lei marcial na Praça de Tiananmen, com todos os acessos cortados por carros blindados. É imposto o blackout noticioso.

1989: – Na Assembléia Ecumênica de Basiléia, João Paulo II afirma: “Causamos conflitos”, e se penitencia pelo fato de a Igreja ter aceito e justificado guerras.

1990: – A Romênia tem as suas primeiras eleições livres desde 1937. Dois terços dos mandatos foram conquistados pela anticomunista Frente de Salvação Nacional e o seu líder, Ion Iliescu, é eleito presidente.

1996: – João Paulo II concede audiência privada ao Dalai Lama no Vaticano.

2007: – A Bulgária elege os primeiros euro-deputados, menos de seis meses depois de ter aderido à União Européia. O novo partido búlgaro de centro-direita, GERB, obtém mais 0,28 por cento que os socialistas, no poder, nas primeiras eleições européias.

Deixe um comentário!