Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Efemérides – 20/09


As tropas revolucionárias no assalto à Porta Pia, em 1870.
Na fotografia, à direita da muralha, ruínas da Porta Pia, pela qual os revolucionários invadiram os aposentos do Papa Pio IX, em 1870. Em toda extensão das muralhas, é possível ver os danos causados pelos combates.

1870: – Completa-se a unificação da Itália com a invasão de Roma pelas tropas de Vittorio Emannuele, lideradas pelo general Cardona. O exército italiano tinha 60 mil homens contra 13 mil do exército pontifício. Pelo que Pio IX determina que, uma vez configurada a violência, seus homens se rendessem para não haver derramamento de sangue. Depois disso, ele se considerou prisioneiro no Vaticano.

1967: – O embaixador da Argentina no Brasil, Mário Amadeo, faz uma palestra aos sócios e cooperadores da TFP, na sede do Conselho Nacional da entidade em São Paulo.

1989: – O Cardeal Willebrands fecha o Carmelo de Auschwitz, a pedido dos judeus.

1992: – Em referendo, os franceses, por pequena maioria de 50,85% dos votos, apoiam o Tratado de Maastricht, o que foi considerado praticamente uma derrota. A TFP francesa fizera campanha pelo “não”.

2017: – Em cerimônia realizada na sede das Nações Unidas em Nova York, Michel Temer assinou o Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares, sendo a primeira autoridade a fazê-lo.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados