Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Efemérides – 21/08


As tropas portuguesas atacando a fortaleza de Ceuta.
Azulejos representando a Conquista de Ceuta pelas tropas portuguesas, sob comando do Infante Dom Henrique.

1415: – Dom Henriques, Duque de Viseu, derrota os muçulmanos na Batalha de Ceuta, conquistando a cidade de mesmo nome.

1792: – Durante a diabólica Revolução Francesa, é usada pela primeira vez a guilhotina, executando o monarquista Luís David Collenot.

1808: – As tropas britânicas e portuguesas lideradas pelo general Arthur Wellesley derrotam as forças francesas sob o comando do major-general Jean-Andoche Junot, perto da aldeia de Vimeiro.

1810: – João Batista Bernadotte, Marechal da França de Napoleão, é eleito pelo Parlamento da Suécia novo Príncipe Herdeiro do rei Carlos XIII, a quem sucederá iniciando nova dinastia.

1914: – As tropas alemãs fazem um bem-sucedido ataque através do Rio Sambre, que ficou conhecida como Batalha de Charleroi, impedindo uma ofensiva francesa na mesma área.

– Conclusão da Batalha de Cer, iniciada a 12 de agosto. As forças sérvias rechaçam as tropas austro-húngaras.

1968: – As forças comunistas do Pacto de Varsóvia invadem a Checoslováquia com 20 mil soldados e 5 mil tanques, produzindo 72 mortes e cerca de 700 feridos, pondo um brutal fim à “Primavera de Praga”.

1969: – Sofrendo neste dia o Marechal Costa e Silva, presidente do Brasil, uma trombose cerebral, um triunvirato militar assume o poder de 31 de agosto a 30 de outubro. Em 6 de outubro declararam extinto o mandato de Costa e Silva, que viria a falecer em 17 de dezembro. Foi sucedido por Emílio Garrastazu Médici.

2013: – A soldado americana Chelsea Elizabeth Manning, conhecida por seu nome masculino Bradley Manning, é condenada a 35 anos de prisão por filtrar, para a Wikileaks, mais de 750 mil documentos militares e diplomáticos classificados do Governo dos Estados Unidos.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados