23 de agosto

686: – Nasce em Heristal, atual Bélgica, Carlos Martel, fundador da dinastia carolíngea e mordomo de palácio do reino da França, vencedor da Batalha de Poitiers, que freiará o avanço muçulmano na Europa.

1244: – Os tártaros liberam pela segunda vez a cidade de Jerusalém, pondo fim ao reinado latino da cidade. Os cruzados irão perdendo paulitinamente seus últimos bastiões até que Acre e Tiro caíam em 1291, culminando assim a expulsão definitiva dos europeus da Terra Santa depoisde 192 anos de ocupação.

1754: – Nasce em Versalhes o futuro Luís XVI, que se converterá no último monarca a governar o país antes da Revolução Francesa, durante a qual será guilhotinado.

O anúncio do assim chamado pacto Ribbentrop-Molotov “causa repentinamente o efeito de uma verdadeira bomba na opinião pública europeia, estupefacta desta brusca inteligência entre os dois países representantes das duas ideologias que até então mais se tinham combatido”

1793: – Durante a Revolução Francesa foi decretada pela Convenção Nacional uma levée en masse.

1923: – A Execução dos anarquistas Sacco e Vanzetti em Chicago, virou bandeira das reivindicações da ultra-esquerda.

1939: – II Guerra Mundial. Assinatura do pacto Ribbentrop-Molotov de não-agressão, entre a Alemanha de Hitler e a URSS de José Stalin.

1948: – Fundação do Conselho Mundial das Igrejas.

Deixe uma resposta