Efemérides – 22/08

0
Avião de patrulha da Força Aérea Brasileira ataca um submarino alemão, no Atlântico Sul. O auxílio garantido pela entrada do Brasil na guerra foi fundamental para a “caçada” aérea e naval contra os submarinos alemães que infestavam as águas do Atlântico.
Fotografia do jornal “Gazeta de Notícias”, cujo número acima declara o estado guerra do nosso País com Alemanha, Itália e Japão.

1942: – Entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, com a declaração de guerra à Alemanha, Itália e Japão.

1947: -A Universidade Católica de São Paulo recebe o título de “Pontifícia” pelo papa Pio XII.

1968: – Paulo VI chega a Bogotá, na primeira visita de um papa à América Latina.

1973: – No Chile o Congresso vota a favor da resolução de condenar o governo do comunista Salvador Allende, e forçá-lo a convocar novas eleições. Ele seria derrubado por um golpe militar no dia 11 de setembro, e se suicidaria no mesmo dia.

1991: – O exército soviético inicia sua retirada das três repúblicas bálticas, Estônia, Letônia e Lituânia.

2003: – No centro de lançamento de Alcântara, no norte do Brasil, explode um foguete VLS-3, matando instantaneamente 21 cientistas e engenheiros brasileiros.

2020: – Nos Estados Unidos continuam os incêndios. Mais de 560 focos de chamas queimaram 1 milhão de acres na Califórnia. Por conta da pandemia, o Estado está tendo escassez de bombeiros face aos incêndios. O presidente Trump, declarando ser um grande desastre, liberou ajuda federal para combater os incêndios .

Deixe uma resposta