Efemérides – 28/09

0
Tropas alemãs adentram em Varsóvia, após corajosa e heroica resistência contra o nazismo. Durante vários dias, a Força Aérea alemã fustigou a cidade, deixando-a em ruínas.

1197: – Excomungado e abandonado pelos seus, falece o imperador Henrique IV da Alemanha, inimigo mortal do grande Papa São Gregório VII.

1864: – Em Londres, Karl Marx organiza a I Internacional dos Trabalhadores, que dará corpo à criação dos primeiros partidos sociais-democratas e socialistas.

Prisioneiros poloneses, capturados pelas forças alemãs, após o fim do Cerco de Varsóvia, em 1939.

1871: – Entra em vigor a Lei do Ventre Livre, que acabaria gradativamente com a escravidão no Brasil.

1939: – As tropas alemãs entram em Varsóvia, pondo fim à resistência polonesa contra o nazismo.

1985: – No Equador, a TFP equatoriana responde pelo jornal El Mercurio, de Cuenca, a violento ataque do arcebispo dessa cidade contendo graves e inverídicas acusações à Sociedade: “Si hablé mal, muéstrame en qué, y si bien, ¿por qué me pegas?” O Arcebispo, longe de apoiar com provas suas afirmações anteriores, limita-se a uma nova e apaixonada invectiva, que cai no vazio.

1988: – A TFP francesa organiza manifestação em Paris contra o filme blasfemo A última tentação de Cristo.

1993: – Sessão solene de lançamento da edição americana do livro “Nobreza e Elites Análogas nas alocuções de Pio XII ao Patriciado e à Nobreza Romana” de Plínio Corrêa de Oliveira, no Hotel Mayflower, em Washington, na qual foi transmitida uma mensagem de saudação do autor da obra, gravada em vídeo-cassete.

2000: – Surpreendente vitória do “não” na Dinamarca, sobre a questão da adesão ao euro.

Deixe uma resposta