29 de junho

1236: – Na Espanha, o rei santo Fernando III, de Castela, conquista Córdoba das mãos dos maometanos.

1444: – Na Albânia, o valoroso Skanderbeg derrota, na batalha de Torvioll, uma invasão otomana.

1644: – Em Banbury, na Inglaterra, o rei Carlos I derrota um exército enviado pelos parlamentares em revolta. É a última batalha ganha por um rei inglês em solo britânico.

1707: – Na Espanha, o rei Felipe V derroga, pelos Decretos de Nova Planta, os Foros de Aragão e de Valência, pelo que ambos deixam de existir como reinos independentes de Castela.

1776: – Na baía de São Francisco, o Pe. Francisco Palou funda a missão São Francisco de Assis, atual cidade de San Francisco.

1888: – No Palácio de Cristal da cidade de Londres, o coronel George Gouraud, agente de vendas de Thomas Edison, grava em um cilindro fonográfico a obra Israel no Egito, de Handel, executada por um coro de 4 mil vozes. É a gravação mais antiga conservada.

Quando quartanista na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Plinio Corrêa de Oliveira fundou a A.U.C. (Ação Universitária Católica), que teve grande irradiação nos meios universitários. Acima, uma reunião da AUC. Em pé, no fundo (terceiro da esquerda para a direita) Plinio, tendo a seu lado Alceu Amoroso Lima (Tristão de Athayde).

1930: – Primeira reunião da “Ação Universitária Católica”, movimento fundado pelo então acadêmico Plinio Corrêa de Oliveira na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo.

1931: – O papa Pio XI publica a encíclica Non abbiamo bisogno, na qual condena o fascismo italiano.

1960: – Em Cuba, o governo comunista nacionaliza a empresa petrolífera americana Texaco.

1972: – Paulo VI reconhece que, por algumas fissuras, “a fumaça de Satanás penetrou na Igreja”.

1976: – O arcebispo tradicionalista D. Marcel Lefebvre é suspenso a divinis, por ordenações sacerdotais não autorizadas.

1990: – A Priora das dominicanas neozelandesas assiste à sagração de bispa anglicana, e expressa seu descontentamento com Roma.

1993: – O presidente dos Estados Unidos Bill Clinton anula a Lei que impede a entrada de homossexuais no exército norte-americano.

1995: – João Paulo II dá benção conjunta com Bartolomeu I, patriarca cismático de Constantinopla, desde a loggia de S. Pedro.

1997: – O neto de Mahatma Gandhi lança ao rio Ganges as cinzas do estadista indiano, encontradas em 1996, no cofre de um banco.

2005: – Realizam-se os primeiros vôos sem escalas entre China comunista e Taiwan, em 55 anos.

2007: – O parlamento israelita aprova a nomeação de Ghaleb Majadleh para o cargo de ministro sem pasta, o primeiro árabe israelita muçulmano a integrar o governo de Telavive.

2008: – Na Cidade do Vaticano Bento XVI, junto com o patriarca cismático Bartolomeu I, inaugura o Ano Paulino para comemorar os 2 mil anos do nascimento de São Paulo.

2009: – Bento XVI publica sua terceira e última encíclica, “Caritas in Veritate”, dirigida a todos os estratos da sociedade global mas, como um todo, dirigida a todos os homens de boa vontade.

– Nos Estados Unidos, o financista Bernard Madoff é condenado a 150 anos de prisão por sua fraude de cerca de 50 milhões de dólares, a maior estafa de uma só pessoa na história de Wall Street.

2014: – A Coréia do Norte lança dois mísseis balísticos no mar oriental do Japão, o que gera problemas entre esse país e os comunistas.

Deixe um comentário!