Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Fim de tratado nuclear acena flagelos universais


Fim do Tratado abre um horizonte aterrador que parece de videojogo mas não é

Os EUA formalizaram a saída do Tratado para a eliminação de mísseis nucleares de meio e curto alcance (INF) assinado com a União Soviética em dezembro de 1987, no fim da Guerra Fria.

Na hora que as crises de Irã e Coreia do Norte se acentuam um calafrio percorreu o hemisfério norte todo, noticiou “The New York Times”.

O pacto proibia à Rússia e aos Estados Unidos fabricar, instalar ou realizar testes de misseis de curto alcance (de 500 a 1.000 quilômetros) e de médio alcance (de 1.000 a 5.500).

O secretário de Estado estadunidense, Mike Pompeo, anunciou a retirada seis meses após denunciar o acordo posta a negativa de Moscou de destruir um novo míssil que viola o pacto e se gabar de estar construindo outros imensamente mais destrutivos.

Há anos, Washington e Moscou se acusam de violar esse tratado assinado em 1987.
Mas, a violação entrou pelos olhos quando a Rússia apresentou o Novator 9M729 (SSC-8 para a NATO) que supera os 500 quilômetros de alcance.

São más notícias para a Europa, porque o Velho Continente voltará a ser o campo de jogo macabro das duas superpotências nucleares.

O fim do INF não mudará as coisas da noite para o dia, mas os dois já estão desenvolvendo novas gerações de engenhos de destruição de pesadelo que estavam proibidos.

Podem estar prontos em 13 meses.

A Rússia já está instalando-os na fronteira com a Europa do Leste. Desde Kaliningrado poderá atingir capitais como Berlim e Londres. Mikhail Gorbachev, único signatário vivo do INF declarou à agência Interfax, que o fim do tratado “dinamita não só a segurança de Europa, mas do mundo todo”.

O orçamento de Defesa russo é a décima parte do americano, mas a vontade de Vladimir Putin de se mostrar como o homem mais poderoso diante de seus compatriotas justifica qualquer desatino.

O especialista russo Pavel Felgenhauer está convencido de que “vamos a assistir ao desenvolvimento e instalação de novas armas”.

O Novator 9M729 russo poderá atingir capitais como Berlim e Londres

Putin falou de versões terrestres dos mísseis Kalibr que até agora eram uma exclusividade da Marina. Também apresentou – numa tela virtual – o míssil hipersónico Kinzhal, escreveu “El Mundo” de Espanha.

E ainda anunciou o denominado “Satan-2” intercontinental que um só poderia destruir um país como a França ou um estado como Texas.

As bravatas de Moscou têm grande valor eleitoral interno, mas não pode ser reduzido a apenas isso.

O apocalipse nuclear pode ser uma hipótese suicida válida para um regime impiedoso que cambaleia.

“Os EUA e a Rússia entraram agora num estado de instabilidade estratégica”, disse Ernest J. Moniz, ex-secretário de energia.

Por sua vez, o ex-senador Sam Nunn, escreveu para “Foreign Affairs” o artigo “O retorno do Dia do Juízo Final”.

Nele, defende que “desde a crise dos mísseis cubanos de 1962 a confrontação russo-americana envolvendo armas nucleares foi tão alta como hoje.

“Porém, contrariamente à Guerra Fria, os dois lados não se cegaram tanto voluntariamente como hoje para o perigo”.

Simultaneamente, Pompeo convidou à China e outras nações a entrar “numa nova era de controle de armas”. Pequim não deu resposta positiva alguma , e ainda que o fizer seria de credibilidade duvidosa.

A China acumulou o arsenal balístico mais avançado do mundo cujos mísseis, teoricamente, só estariam equipados com cabeças convencionais (não nucleares).

A China não assinou o INF, mas desenvolveu e instalou a família de mísseis apocalípticos.

Centenas de mísseis chineses proibidos miram Taiwan, Japão e Índia, e podem atingir Guam e outras bases americanas no Pacífico.

Ronald Reagan e Mikhail Gorbachev assinaram em Washington D.C. o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF) quando a grande mídia comemorava o “fim do comunismo” e “da História”.

O almirante Harry B. Harris Jr., comandante das forças americanas no Pacífico, declarou ante o Congresso que os diversos tipos de mísseis chineses na região seriam “mais de 2.000”, 95% dos quais em violação dos critérios do INF.

Pequim esperneia ante o anúncio de que os EUA instalariam baterias antimísseis em território sul-coreano.

Para Samore, a China não cumprirá qualquer acordo futuro de restrição de armas nucleares.

Trump pretende testar logo seus novos engenhos até agora proibidos, e pelo fim do ano outros modelos que podem atingir entre 1.800 e 2.500 milhas.

A questão é onde instalá-los. O Japão e a Coreia do Sul poderiam ser bases.

Mas, embora perigosíssimo, nada disso é o pior.

O futuro da guerra atômica “está nas armas no espaço, na inteligência artificial e nos engenhos cibernéticos não-tripulados, para os quais não há restrições”, diz Gary Samore, chefe de estratégia nuclear no Conselho de Segurança Nacional.

O atentado iraniano com drones contra refinaria saudita abalou o mundo. Mas seria apenas um teste dessa nova guerra, feito em pequena escala e a nível convencional.

Detalhes do artigo

Autor

Luis Dufaur

Luis Dufaur

1042 artigos

Escritor, jornalista, conferencista de política internacional no Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, webmaster de diversos blogs.

Categorias

Tags

Esse artigo não tem tag

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados