Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo
4 min — há 3 anos
Na sequência dos artigos de formação, o Prof. Plinio analisa as causas da decadência da Idade Média.
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“O primeiro parágrafo diz respeito a uma crise de mentalidade, mas é uma crise de mentalidade ocasionada pela sensualidade; é um clima moral ocasionado pela sensualidade. A segunda parte é ocasionada pelo orgulho. Os efeitos da sensualidade são descritos dessa maneira: – no século XIV, começa a se observar na Europa cristã uma transformação de mentalidade que, ao longo do século XV, cresce cada vez mais no Ocidente.
“Peço para observar que a palavra mentalidade foi posta muito de propósito. Não falei de doutrina, porque a doutrina não é a mesma coisa que mentalidade. Não é isso que quero falar, mas exatamente me refiro a um estado de espírito, a uma mentalidade. Então, uma transformação de mentalidade, que cresce em nitidez. Notem bem o que vai aí afirmado: essa mentalidade nasce de um modo confuso, mas à medida que cresce vai se tornando mais nítida. Essas transformações de mentalidade passam assim por um progresso de nitidez. E é essa uma das regras da processividade.
Quais são os elementos dessa mentalidade:
“1º) Apetite de prazeres terrenos. Esse apetite vai se transformando numa ânsia. Notem que é um apetite consentido que cresce para uma ânsia; e as manifestações da ânsia são mais nítidas do que as do simples apetite.
“2o) Freqüência das diversões, que vão se tornando mais freqüentes, mais suntuosas, mais complicadas. Isto se espraia nos trajes, nas maneiras, na linguagem, na literatura, na arte, em uma vida cheia de deleites e fantasias dos sentidos. Um pouco mais adiante falamos de sensualidade e moleza; depois, de perecimento de austeridade e seriedade; depois, a mania de tornar tudo risonho, gracioso e festivo; depois, os corações se desprendem gradualmente do amor ao sacrifício; a Cavalaria se torna amorosa, a literatura se influencia com isto, entra o excesso de luxo e avidez de lucro. Quer dizer, tudo isto concretiza na primeira doutrina, mas é uma mentalidade. A doutrina vem depois.
Clima Moral
“Na parte B, depois de empregar a palavra mentalidade, eu falo em clima moral. Mentalidade e clima moral são coisas muito afins, que quase se completam.
“Entra agora não mais a sensualidade, mas a vaidade: é o orgulho. E o orgulho penetra mais diretamente no campo dos princípios, da doutrina. Então, temos: disputas aparatosas e vazias; exibições fátuas de erudição; velhas tendências filosóficas que renascem. Isto são doutrinas de caráter filosófico e religioso.
“Embaixo vem logo uma doutrina política: é o absolutismo que entra. O absolutismo é muito ligado ao orgulho, porque é a vaidade daqueles legistas de conhecerem Direito Romano, estar a par das coisas de Roma e querer instalá-las, mas é também a vaidade dos reis, que queriam ser monarcas absolutos, dominar etc. Concomitantemente, a extinção, no povo, daquela fibra de resistência de outrora.”
(1) Reunião de formação, 1959.
Plinio Corrêa de Oliveira
557 artigosHomem de fé, de pensamento, de luta e de ação, Plinio Corrêa de Oliveira (1908-1995) foi o fundador da TFP brasileira. Nele se inspiraram diversas organizações em dezenas de países, nos cinco continentes, principalmente as Associações em Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP), que formam hoje a mais vasta rede de associações de inspiração católica dedicadas a combater o processo revolucionário que investe contra a Civilização Cristã. Ao longo de quase todo o século XX, Plinio Corrêa de Oliveira defendeu o Papado, a Igreja e o Ocidente Cristão contra os totalitarismos nazista e comunista, contra a influência deletéria do "american way of life", contra o processo de "autodemolição" da Igreja e tantas outras tentativas de destruição da Civilização Cristã. Considerado um dos maiores pensadores católicos da atualidade, foi descrito pelo renomado professor italiano Roberto de Mattei como o "Cruzado do Século XX".
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