Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Formação (R-CR): Também é filho da Revolução o “semi-contra-revolucionário”


Capítulo IX  

Também é filho da Revolução o “semi-contra-revolucionário”

Tudo quanto aqui se disse dá fundamento a uma observação de importância prática.

Príncipe de Metternich (1773-1859), estadista e diplomata austríaco. No decorrer do século XIX, era tido como um grande contra-revolucionário pelos revolucionários. Ele mesmo desmentiu esta ideia, no fim de sua vida, ao afirmar que tinha introduzido no Império a trilogia da Revolução Francesa: liberdade, igualdade, fraternidade. Os fatos o confirmaram.

Espíritos marcados por essa Revolução interior poderão talvez, por um jogo qualquer de circunstâncias e de coincidência, como uma educação em meio fortemente tradicionalista e moralizado, conservar em um ou muitos pontos uma atitude contra-revolucionária39.

Sem embargo, na mentalidade destes “semi-contra-revolucionários” se terá entronizado o espírito da Revolução. E num povo onde a maioria esteja em tal estado de alma, a Revolução será incoercível enquanto este não mudar.

Assim, a unidade da Revolução trás, como contrapartida, que o contra-revolucionário autêntico só poderá ser total.

Quanto aos “semi-contra-revolucionários” em cuja alma começa a vacilar o ídolo da Revolução, a situação é algum tanto diversa. Tratamos do assunto na Parte II – Cap. XII, 10.

Nota:

39) Cfr. Parte I – Cap. VI, 5, A.

https://www.pliniocorreadeoliveira.info/RCR_0109_semicontrarevolucionario.htm

Comentário de 1966: “O semi-contra-revolucionário, por definição, tem algumas teses em que está de acordo conosco, como ele tem outras teses em que ele está em desacordo conosco. Isso é a definição do semi-contra-revolucionário. Mas nós temos uns tantos semi-contra-revolucionários que têm a preocupação do centrismo, a preocupação de estar a meio termo entre nós e os outros; na aparência, concordam com muitas de nossas teses, mas também concordam com muitas teses dos outros. E imaginam e gostam de dizer que eles estão numa posição prudente e moderada entre nós e os outros.

E, conclui o Prof. Plinio que é preciso mostrar à eles semi-contra-revolucionários que sua posição é contraditória e favorece o mal.

Detalhes do artigo

Autor

Plinio Corrêa de Oliveira

Plinio Corrêa de Oliveira

551 artigos

Homem de fé, de pensamento, de luta e de ação, Plinio Corrêa de Oliveira (1908-1995) foi o fundador da TFP brasileira. Nele se inspiraram diversas organizações em dezenas de países, nos cinco continentes, principalmente as Associações em Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP), que formam hoje a mais vasta rede de associações de inspiração católica dedicadas a combater o processo revolucionário que investe contra a Civilização Cristã. Ao longo de quase todo o século XX, Plinio Corrêa de Oliveira defendeu o Papado, a Igreja e o Ocidente Cristão contra os totalitarismos nazista e comunista, contra a influência deletéria do "american way of life", contra o processo de "autodemolição" da Igreja e tantas outras tentativas de destruição da Civilização Cristã. Considerado um dos maiores pensadores católicos da atualidade, foi descrito pelo renomado professor italiano Roberto de Mattei como o "Cruzado do Século XX".

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados