Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Fracasso: De 100 mil esperados, Grito dos Excluídos recebe apenas dois mil participantes


grito-em-aparecida
Gritos dos Excluídos, Santuário de Aparecida no dia 7 de Setembro pp.

Reunindo representantes de movimentos dito populares e das Pastorais Sociais dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, ocorreu no último 7 setembro, feriado da independência, o 22º encontro Grito dos Excluídos e a 29º Romaria dos Trabalhadores.

A pretexto de reunir interessados nos “direitos” das mulheres, pobres, negros, desempregados, trabalhadores informais, moradores de rua, indígenas, e quilombolas, o movimento anunciou uma previsão de 100 mil participantes!

O local para o evento não podia ter sido melhor escolhido, uma vez que o Santuário de Aparecida já reune regularmente milhares de peregrinos todos os fins de semana e feriados, que ocorrem ao local a pedir graças a Santa Virgem Padroeira do Brasil e seriam contados como participantes no ocorrido. Ainda assim, apesar  de toda essa manobra, o Grito dos  Excluídos mal conseguiu contar 2 mil pessoas. Se é que chegou a tanto.

Como não podia deixar de ser, o tema de cunho esquerdista escolhido para este ano foi “Este sistema é insuportável: exclui, degrada, mata”, no intuito de “denunciar as injustiças e os males causados pelo modelo econômico neoliberal e excludente”. O movimento iniciou a manifestação no Porto Itaguaçu, local onde a Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada, e seguiu até o Santuário Nacional para um ato de manifestação na tribuna Papa Bento XVI. O protesto se encerrou com uma missa no Altar Central do Santuário, celebrada por Dom Angélico Sandalo Bernardino, bispo emérito da Diocese de Blumenau (SC).

Em São Paulo, a realidade foi ainda mais cruel para os manifestantes, que mesmo com uma missa do bispo-auxiliar D. Eduardo Vieira dos Santos, não conseguiram reunir sequer 100 pessoas nas escadarias da Catedral.


 

Fontes:

Detalhes do artigo

Autor

Ivan Rafael de Oliveira

Ivan Rafael de Oliveira

65 artigos

Categorias

Esse artigo não tem categoria

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados