Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Grande mídia, até quando?


Brasil valoriza pouco seu agronegócio

Carlo Lovatelli

Uma vez por ano, geralmente na época da colheita de grãos entre janeiro e março, a mídia “descobre” e se espanta com a excelência do agronegócio brasileiro.

Imagens de produtores rurais pilotando suas colheitadeiras, filas de caminhões carregados de soja nos portos e silos lotados ganham as capas de revistas e as primeiras páginas dos grandes jornais do País.

Depois, as notícias sobre o campo ficam confinadas às páginas dos suplementos até a próxima grande safra, ou quando surge um assunto polêmico, como o Código Florestal.

O Brasil sempre deu as costas ao seu interior. Essa é a verdade. A grande imprensa, por desconhecimento ou preconceito, sempre tratou o setor de forma maniqueísta.

Anos atrás, o agricultor era acusado de dar calote e de ser chorão. Hoje, embora se admita sua competência, transformou-se em inimigo do meio ambiente.

Poucos jornalistas conhecem iniciativas como a Moratória da Soja, que há quatro anos vem unindo indústrias, produtores de soja e ambientalistas no compromisso de não comercializar nenhuma soja oriunda de áreas que forem desflorestadas dentro do Bioma Amazônia.

Os agricultores só desejam regras claras e factíveis e uma legislação segura para que possam exercer sem risco suas atividades.

O produtor vê a terra como patrimônio, mantém uma relação diária com o ambiente e trata e preserva os recursos naturais. No plano econômico, o sucesso do agronegócio orgulha o País.

Depois de colher a maior safra da história, o setor vem recuperando neste primeiro semestre o seu nível de exportações, superando a crise global. Boa parte desse sucesso se deve à pesquisa agrícola.

Universidades como a de Viçosa (MG) e a Luiz de Queiróz (SP) e instituições como a Embrapa e o Instituto Agronômico de Campinas desenvolveram uma tecnologia agrícola tropical, que gerou elevados ganhos de produtividade e possibilitou a conquista dos cerrados.

Na pecuária, a evolução da pesquisa genética permite hoje que uma vaca, por meio de técnicas como transferência de embriões e fertilização in vitro, produza até 50 bezerros por ano.

Tudo isto aconteceu e continua a acontecer por aqui: no Centro-Oeste, Norte do Paraná, pampas gaúchos, interior de São Paulo e nos sertões do Brasil. Mas muita gente ainda se espanta, porque a grande mídia não deu. Até quando?

Fonte: Carlo Lovatelli – Presidente da Associação Brasileira de Agribusiness (Abag) Agrosoft, 2/8/10

Detalhes do artigo

Autor

Daniel Martins

Daniel Martins

320 artigos

Voluntario do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira. Articulista na Revista Catolicismo e na Agencia Boa Imprensa. Coordenador do Canal dos Santos Anjos no YouTube: https://www.youtube.com/c/CanaldosSantosAnjos/

Categorias

Esse artigo não tem categoria

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados