Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Historiador americano reconhece a grandeza da obra de Plinio Corrêa de Oliveira

Por Revista Catolicismo

3 minhá 3 anos — Atualizado em: 11/5/2021, 9:08:53 PM


Benjamin Cowan, renomado professor americano, em seu recente livro comprova o crescimento mundial do movimento conservador e confessa que é a obra e a épica legenda do fundador da TFP brasileira que impulsionam tal crescimento em muitos países.

Fonte: Editorial da Revista Catolicismo, Nº 851, Novembro/2021

No início do mês passado ocorreu na capital paulista um ciclo de conferências em homenagem ao fundador da Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP), Prof. Plinio Corrêa de Oliveira.

Uma delas foi proferida por John Horvat, vice-presidente da TFP americana, que tratou do crescimento mundial da reação conservadora, bem como da “direita religiosa”. Sua exposição foi toda lastreada no livro Moral Majorities across the Americas – Brazil, The United States, and the Creation of the Religious Right, de Benjamin A. Cowan [foto], professor de História na Universidade da Califórnia, que aponta Dr. Plinio como o grande responsável por essa reação.

Com sumo desagrado, o historiador esquerdista considera aquilo que nem o público de perfil direitista costuma reconhecer, ou seja, a relevância e a eficácia da atuação contra-revolucionária e antiprogressista do fundador da TFP brasileira.

As pesquisas e análises do Prof. Cowan remontam aos anos de 1930, com a formação do Grupo do Legionário, passando pelas atividades de Plinio Corrêa de Oliveira na fundação do jornal Catolicismo em1951, e da TFP brasileira em 1960, bem como pelas ações organizadas por ele em Roma durante o Concílio Vaticano II de 1962 a 1965.

O estudioso norte-americano se dedicou igualmente a examinar a expansão dos ideais pregados por Dr. Plinio nos cinco continentes, com a formação de entidades coirmãs e autônomas. São palavras dele: “Suas atividades também tiveram grande repercussão internacional; elas ajudaram a moldar e sustentar a reação global católica e cristã contra a modernização e laicização”.

O autor mostra que isso acabou deixando a esquerda numa situação muito embaraçosa, pois a atuação de Plinio Corrêa de Oliveira se estendeu mundo afora graças aos contatos por ele estabelecidos. Cita, por exemplo, os contatos com líderes da New Right — a “Nova Direita” americana.

TFP, a grande obra do Prof. Plinio, “fez um espetáculo da pompa medieval, ganhando fama na década de 1960”, e com esse estilo de agir expandiu nas décadas seguintes, influenciando a opinião pública mundial.

Em seu livro, o historiador conclui que a TFP “foi o principal ator no desenvolvimento desta cruzada neoconservadora no continente e no mundo. E deixou claro que a defesa da trilogia Tradição, Família e Propriedade, além dos símbolos medievalizantes como os estandartes e as capas, influenciaram para que as pessoas passassem a admirar uma sociedade hierárquica, minando desse modo a influência de movimentos marxistas, que agiam para impor uma sociedade igualitária.

Estes são apenas alguns dos pontos levantados pelo Prof. Cowan, mas a matéria principal da revista Catolicismo deste mês [capa acima] elenca outros temas que revelam o quanto a epopeia legendária de Plinio Corrêa de Oliveira é muito mais reconhecida no exterior do que em sua própria terra, o Brasil — onde a grande mídia faz questão de silenciá-lo…

____________

Para fazer uma assinatura da revista Catolicismo enviei um e-mail para:catolicismo@terra.com.br

Detalhes do artigo

Autor

Revista Catolicismo

Revista Catolicismo

262 artigos

Catolicismo é uma revista mensal de cultura que, desde sua fundação, há mais de meio século, defende os valores da Civilização Cristã no Brasil. A publicação apresenta a seus leitores temas de caráter cultural, em seus mais diversos aspectos, e de atualidade, sob o prisma da doutrina católica. Teve ela inicio em janeiro de 1951, por inspiração do insigne líder católico Plinio Corrêa de Oliveira. Assine já a revista e também ajude as atividades do IPCO! Acesse: ipco.org.br/revistacatolicismo

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados