Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Igreja do Sagrado Coração de Jesus

Por Plinio Corrêa de Oliveira

2 minhá 3 anos — Atualizado em: 6/11/2021, 3:28:22 AM


A festividade do Sagrado Coração é comemorada na sexta-feira que segue a Oitava de Corpus Christi, como prolongamento da solenidade que celebra o “Corpo de Cristo”, portanto neste dia 11.

Segundo o bispo de Poitiers, Louis-Édouard François Désiré Pie — depois mais conhecido como Cardeal Pie (1815 – 1880) — “O culto ao Sagrado Coração é a quintessência do cristianismo, o compêndio e sumário de toda a religião”.

Para esta memorável festa transcrevemos um trecho de uma conferência de Plinio Corrêa de Oliveira na qual ele comenta a seriedade e grandeza do ambiente sacral da Igreja do Sagrado Coração de Jesus [Fotos PRC], na capital paulista.

“Na Igreja do Sagrado Coração de Jesus há proporção entre altura, largura, extensão e partes laterais. Algo de muito sério convida à reflexão, favorece a meditação.

O ambiente no interior é muito diferente do que se encontra fora. A luz que penetra pelos vitrais revela cores combinando harmonia doce e suave com agradável penumbra, tornando o conjunto muito envolvente. Tem algo de balsâmico, como um discreto azeite perfumado envolvente em toda a igreja.

O altar é alto, robusto, forte. Na parte superior do tabernáculo, um mosaico de boa qualidade representa o Padre Eterno e a Santíssima Trindade.

Dentro de uma luminosidade difusa em meio à névoa, as imagens têm rostos lisos, sérios, com olhares descontraídos. Elas olham para quem está em baixo, prontas para socorrer e ajudar a quem suplica. Sobretudo isto se nota nas imagens do Sagrado Coração de Jesus e de Nossa Senhora Auxiliadora.

A imagem do Coração de Jesus, tocando o coração com a mão, é muito sacral e digna, como quem diz: Eu lhe dou meu coração. A imagem de Nossa Senhora Auxiliadora é triunfante, com o cetro na mão, mas virginal, pura, leve, condescendente, misericordiosa e muito segura. Nela vemos bem o que desejamos.

Com seriedade e grandeza que impõem silêncio, essa é a Igreja do Sagrado Coração, com a qual tenho muita consonância”.

Detalhes do artigo

Autor

Plinio Corrêa de Oliveira

Plinio Corrêa de Oliveira

557 artigos

Homem de fé, de pensamento, de luta e de ação, Plinio Corrêa de Oliveira (1908-1995) foi o fundador da TFP brasileira. Nele se inspiraram diversas organizações em dezenas de países, nos cinco continentes, principalmente as Associações em Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP), que formam hoje a mais vasta rede de associações de inspiração católica dedicadas a combater o processo revolucionário que investe contra a Civilização Cristã. Ao longo de quase todo o século XX, Plinio Corrêa de Oliveira defendeu o Papado, a Igreja e o Ocidente Cristão contra os totalitarismos nazista e comunista, contra a influência deletéria do "american way of life", contra o processo de "autodemolição" da Igreja e tantas outras tentativas de destruição da Civilização Cristã. Considerado um dos maiores pensadores católicos da atualidade, foi descrito pelo renomado professor italiano Roberto de Mattei como o "Cruzado do Século XX".

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados