Efemérides – 07/09

0
A infantaria imperial avançando contra as tropas prussianas, na Batalha de Borodino.

1191: – Durante a Terceira Cruzada, na Batalha de Arçufe, Ricardo I da Inglaterra derrota as tropas de Saladino.

A carga de cavalaria aliada contra as tropas francesas na Batalha de Borodino, mostrou-se ineficaz, devido à rapidez da mobilização francesa.

1812: – Têm lugar a Batalha de Borodino, o confronto mais sangrento das Guerras Napoleônicas, durante a campanha francesa na Rússia. A vitória francesa nesta batalha culminará na captura de Moscou pelas tropas de Napoleão.

1822: – Tendo as Cortes em Portugal exigido o regresso imediato do Príncipe D. Pedro àquele pais, ameaçando enviar tropas para o Brasil ele, recebendo esta exigência em viagem a São Paulo, proclama de imediato nas margens do riacho de Ipiranga, a independência de nosso país do Reino de Portugal. Assim, neste dia, o Brasil nasceu como nação livre. D. Pedro foi aclamado Imperador a 12 de Outubro, e coroado a 1 de dezembro.

1940: – A Luftwaffe (Força Aérea Alemã) inicia o bombardeio de Londres várias outras cidades importantes durante mais de 50 noites consecutivas.

1961: – O socialista João Goulart assume a Presidência da República sob o regime parlamentarista. Este foi adotado para pôr fim à grave crise política começada pela renúncia de Jânio Quadros. Jango seria deposto por um golpe militar, por causa de sua política extremista.

1974: – A TFP uruguaia pede em carta ao arcebispo de Montevidéu, Mons. Partelli, tão zeloso pelos direitos humanos dos terroristas, que se comova pela injusta proibição das atividades da TFP pelo governo do país.

1978: – A TFP publica a nota “Destemor não é radicalismo”, comunicando a suspensão de suas campanhas públicas durante o período pré-eleitoral, para evitar provocações no conturbado Brasil.

Deixe uma resposta