Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Imperador Dom Pedro II


Considerado um líder arquétipo do Brasil

No tempo de DomPedro II, éramos indiscu­ti­velmente um povo em que a organização da famíliaainda estava viva e pujante, muito de acordo com o modo de ser afetivo dobrasileiro. O velho Imperador — respeitável, venerável e bondoso, com cabelos ebarbas brancos — foi durante décadas, por assim dizer, “o vovô do Brasil”; e oBrasil se deliciava em ser neto de Dom Pedro II.

O modo como ele governava e dirigia apolítica brasileira era inteligente e cheio de jeitinhos, como o brasileirogosta. O que fosse imposto à força, de acordo com o modelo de Frederico II daPrússia, não era apreciado pelos brasileiros e poderia “azedar” as relações muitodesagradavelmente, ou até fatalmente.

Naqueles tempos, a Constituição brasi­leiraera liberal e reduzia muito os poderes do monarca. Mas ele era muito sagaz e servia-sedo prestígio de Imperador para negociar nos bastidores o curso da política, detal maneira que se tornou o principal político do País. Acomodava os problemase abafava as revoltas, fazendo reinar a paz com muita prosperidade. Assim oBrasil se tornou uma das maiores nações, com uma esquadra mercante que era asegunda maior do mundo.

Apesar de o Imperador seguirinteiramente a Constituição, os políticos liberais reclamavam muito dele, dizendoque exercia um “poder pessoal” extra-constitucional, porquanto acumulava osdois poderes. A resposta dele era que nada na Constituição o impedia de exercerinfluência política. Os liberais vociferavam, mas nada podiam contra a forçamoral do Imperador. Assim ele conduziu a política até o fim de sua vida, quandofoi destronado. Deixou nos brasileiros saudades daquela época, pois o Imperadoros representava arquetipicamente.

_____________________________________________

Excertos da conferência proferida pelo Prof. Plinio Corrêade Oliveira em 17 de fevereiro de 1989. Esta transcrição não passou pelarevisão do autor. Fonte: Revista Catolicismo, Nº 824, Agosto/2019.

Detalhes do artigo

Autor

Plinio Corrêa de Oliveira

Plinio Corrêa de Oliveira

552 artigos

Homem de fé, de pensamento, de luta e de ação, Plinio Corrêa de Oliveira (1908-1995) foi o fundador da TFP brasileira. Nele se inspiraram diversas organizações em dezenas de países, nos cinco continentes, principalmente as Associações em Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP), que formam hoje a mais vasta rede de associações de inspiração católica dedicadas a combater o processo revolucionário que investe contra a Civilização Cristã. Ao longo de quase todo o século XX, Plinio Corrêa de Oliveira defendeu o Papado, a Igreja e o Ocidente Cristão contra os totalitarismos nazista e comunista, contra a influência deletéria do "american way of life", contra o processo de "autodemolição" da Igreja e tantas outras tentativas de destruição da Civilização Cristã. Considerado um dos maiores pensadores católicos da atualidade, foi descrito pelo renomado professor italiano Roberto de Mattei como o "Cruzado do Século XX".

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados