Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo
4 min — há 8 anos — Atualizado em: 8/23/2018, 8:39:12 PM
Sócio dedicado da Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP) durante várias décadas, nas quais labutou também como escritor, articulista e revisor de Catolicismo e da Agência Boa Imprensa (ABIM), e ainda como membro exemplar do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira e colaborador assíduo de seu site, Dr. Gregório Vivanco Lopes faleceu no dia 28 de setembro. Ele completava 76 anos e entregou sua alma a Deus poucos minutos após chegar à sede do Instituto e sentar-se na Sala da Santa Cruz, junto a um belo Crucifixo. Ali “adormeceu no Senhor”, enquanto aguardava o início de uma reunião. Portava consigo o escapulário de Nossa Senhora do Carmo, o Santo Rosário e a Medalha Milagrosa de Nossa Senhora das Graças.
Em 1956, ainda adolescente, quando estudava no Colégio Estadual Antonio Firmino de Proença, na Mooca, Gregório conheceu o grupo formado por Plinio Corrêa de Oliveira. Em janeiro de 1957 participou da “V Semana de Estudo de Catolicismo”. Na primeira metade dos anos 1960 fez parte do grupo de alunos da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, que em pleno regime janguista enfrentava sob a orientação do Prof. Plinio o esquerdismo imperante naquela instituição universitária, na qual se formou.
Com a fundação da TFP em 1960, foi nela incumbido de importantes responsabilidades, entre as quais a formação de jovens membros da entidade e a direção de campanhas e caravanas promovidas pela TFP. É autor dos livros Pastoral da Terra e MST incendeiam o Brasil e, em colaboração, A pretexto do combate à globalização, renasce a luta de classes.
Lúcido palestrante, com frequência pronunciava exposições para seus irmãos de ideal. Também prestou excelentes serviços gratuitos de advocacia para muitos que o procuravam. Foram quase 60 anos de dedicação exclusiva à causa contra-revolucionária, que a Providência Divina recompensará com o prêmio demasiadamente grande que tem reservado para os seus diletos filhos.
* * *
Aos 87 anos, confortado pelos Sacramentos da Igreja, faleceu no dia 23 de setembro em Porto Alegre Dr. Ildefonso Homero Gonçalves Barradas. Antigo professor de Direito, tabelião na capital gaúcha e jornalista, foi colaborador de Catolicismo desde seus primeiros anos, redigindo artigos, sobretudo a respeito de aspectos pouco divulgados da História do Brasil. É autor do livro O Brasil nos tempos de El-Rei, uma coletânea de artigos publicados em nossa revista. Estudioso incansável desse tema, ampliou sobre ele suas pesquisas em prolongadas estadias em Portugal e proferiu brilhantes conferências em vários estados brasileiros.
No ano de 1953, apesar de não ter podido comparecer, inscreveu-se para a 1ª. Semana de Estudos de Catolicismo, tendo participado de todas as demais. Propagandista entusiasta de nossa revista no Rio Grande do Sul, Dr. Barradas foi diretor da secção gaúcha da TFP e seu principal sustentáculo durante décadas. Seu generoso apoio se estendeu a outras secções da entidade. Encabeçava todos os anos uma importante delegação de rio-grandenses aos Encontros de Correspondentes da TFP, e posteriormente a análogas reuniões do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira.
Num congresso, realizado na Biblioteca Municipal de São Paulo, Dr. Barradas, enquanto representante do Rio Grande do Sul, saudou o Prof. Plinio com palavras que bem revelam sua grande admiração por ele: “Dr. Plinio Corrêa de Oliveira, único chefe autêntico, dos únicos católicos autênticos do Brasil!”.
Era viúvo da Sra. Catharina, que lhe deu os filhos Ildefonso, Maria Felícia, Ondina e José Ricardo.
No mundo caótico de hoje, CATOLICISMO oferece a orientação segura para sua família. Temas Atuais, valores perenes !
A publicação apresenta a seus leitores temas de caráter cultural, em seus mais diversos aspectos, e de atualidade, sob o prisma da doutrina católica.
Assinando a Revista Catolicismo nesta página, você também colabora para as campanhas e atividades do IPCO, garante a nossa independência e a manutenção de nossas atividades, como as conferências – promovidas em São Paulo e em diversas cidades do Brasil – e especialmente as caravanas. (saiba mais)
Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
2539 artigosO Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.
Seja o primeiro a comentar!
Seja o primeiro a comentar!