Vila do Mont Saint-Michel
Vila de Mont Saint-Michel

Paralelamente ao fervor religioso que deu origem às peregrinações na Idade Média, foram se formando aldeias pitorescas aos pés dos santuários voltadas, muitas vezes ao atendimento dos peregrinos, ou simplesmente vivendo da vida da abadia, do castelo ou do santuário.

Várias dessas aldeias depois deram origem a cidades até grandes como Munique, na Alemanha.

Preparo da omelette na Mère Poulard
Preparo da omelette na Mère Poulard

Um exemplo menor, porém cheio de autenticidade e muito conservado até hoje é a charmosa aldeia construída colada ao Monte São Miguel.

Toda a população do povoado (nunca foi grande, e ainda hoje contém menos de 100 pessoas) sempre teve sua vida voltada para o acolhimento dos peregrinos dos tempos remotos e dos turistas na atualidade.

No século XIX houve um reafervoramento desse espírito religioso e das peregrinações, tendo como conseqüência dois subprodutos culturais na região: as famosas omeletes da Mère Poulard e a carne de cordeiro pré-salgada.

Quanto à carne de cordeiro pré-salgada, é assim chamada porque os rebanhos de ovelhas que se criam junto ao Monte São Miguel alimentam-se de capim regularmente banhado pelas águas salgadas do mar.

Os animais — trata-se de uma variedade da raça Suffolk — crescem então com uma carne rica em sal e iodo, muito apreciada pelos gastrônomos.

A alimentação medieval, assim como as vestimentas, casas e tudo o que é necessário para a existência humana desconhecia a produção industrial de massa.

Tratava-se para cada região de viver com o que fornecia a natureza circundante.

Moutons des prés salésO desejo das coisas nobres e requintadas continuamente alimentado pela Igreja, fazia que camponeses, artesões, donas de casa, em suma, todos os membros de uma mesma comunidade, estivessem sempre a procura de melhorar e requintar os elementos naturais de que dispunham na região.

Assim nasceram incontáveis maravilhas da gastronomia que até hoje turistas e importadores tentam saborear ou comerciar. A simples mas deliciosa omelette da Mère Poulard, ou as carnes dos cordeiros e ovelhas do Monte Saint-Michel são um modesto e suculento exemplo.

3 COMENTÁRIOS

  1. A Europa guarda muitas tradições medievais, tornando os passeios verdadeiras aulas de história. Eixstem muito lugares ainda não descobertos pelos turistas brasileiro……..

  2. Que lugar esplêndido! A simplicidade majestosa da natureza aliada ao espírito católico faz nascer cidades que preservam as belezas e tradições seculares.

  3. Tão boas são as postagens deste querido site!
    Obrigado por compartilharem esses fatos, que talvez pouquíssimas pessoas o saibam. Isso, por incrível que pareça, nos aproxima muito de Deus.
    Deus age na simplicidade, na pureza, na paz. E esse texto demonstrou muito dessas qualidades.
    Obrigado, fique em Paz…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome