Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Não sabemos o dia nem a hora


A vigilância como virtude necessária para a conquista do Reino do Céu está contida na lição do Divino Mestre sobre o chefe de família que não sabe a hora em que virá o ladrão. O fiel cristão deve, pois, estar sempre vigilante em relação aos inimigos que o cercam, pois nunca sabe quem o espreita, nem quando será atacado.

E o inimigo está comfrequência nos lugares menos imagináveis. Com efeito, infelizmente, como setornou comum vê-lo — muitas vezes com naturalidade e indiferença — nos verdadeirosabsurdos que acontecem nos templos sagrados, nas celebrações litúrgicas, onde NossoSenhor é tratado indevidamente na recepção da Eucaristia.

Além da ofensa a Ele,esse estado de espírito displicente acaba por abalar a fé e a devoção napresença real de Jesus Cristo Eucarístico. Temos ainda a brutalidade e o ódiocontra o sublime Sacramento instituído por Jesus Cristo, verdadeirasprofanações dos lugares santos.

— Não constituiriamum desdobramento sinistro do que neles ocorre no dia a dia? Para avaliarmos a suagravidade, recorramos rapidamente à explicação dada por Orígenes, um dos grandesteólogos do início do cristianismo, às palavras do Evangelho.

Ele nos ensina que opai de família representa o entendimento do homem; sua casa, a sua própriaalma; e o ladrão, o demônio. Esse inimigo se utiliza de discursos lisonjeiros,eivados de falsidades, mentiras e traições para iludir os corações, perverter-lheso entendimento, saquear suas energias e abalar suas convicções.

O ladrão vem e mina acasa, pois o pai de família dorme sem o cuidado de guardá-la. Em seguida, mata-osem resistência, pois o surpreendeu dormindo, em vez de vigilante, que deveria sera sua atitude habitual. O estado generalizado de indolência e torpor das almastorna o terreno propício a todo tipo de profanação.

Circulam pelainternet pequenas filmagens com exemplos do que vem ocorrendo em muitas igrejas,ou seja, de pessoas que entram na fila de comunhão, recebem a hóstia na mão enão a consome… Lembro-me a propósito de uma notícia proveniente da históricacidade de Trento, no norte da Itália, em que um comungante ao receber docelebrante a hóstia na mão, partiu-a e deu metade para seu cachorro que oacompanhava na igreja! Em outra ocasião, um gato subiu ao altar, na hora dacomunhão, e passou a comer as partículas consagradas.

Notícias assim nosdeixam estupefatos! Não há por trás de tudo isso uma rota do crime do sacrilégioe da profanação investindo contra o que há de mais sagrado em nossas igrejas,que é o Santíssimo Sacramento? Sacrários são destruídos ou jogados nas ruas comas hóstias; estas são também roubadas, incendiadas, lançadas ao chão ou emrios; vestes e objetos litúrgicos profanados; altares quebrados, imagensdestruídas…

Quem estaria por trásdessas manifestações furiosas de ódio contra Aquele que está verdadeiramentepresente na Sagrada Eucaristia sob as espécies de pão e vinho? Sem dúvida,satanás, por meio de seus sequazes, pois a fúria é verdadeiramente satânica.

O mesmo ódio quelevou Jesus Cristo a ser condenado e conduzido ao alto do Calvário se repete emnossos dias com as profanações dos sacrários de nossas igrejas. O sacrilégioconstitui uma cacofonia sinistra que reverbera nas profundezas infernais, pois tantoódio só pode provir do demônio, o eterno derrotado.

            Pretendovoltar ao assunto.

_____________

(*) Sacerdote da Igreja do Imaculado Coração de Maria – Cardoso Moreira (RJ).

Detalhes do artigo

Autor

Padre David Francisquini

Padre David Francisquini

139 artigos

Pe. David exerce sua missão sacerdotal na Igreja do Imaculado Coração de Maria, em Cardoso Moreira (RJ). Entusiasta do livro Revolução e Contra-Revolução, do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, o Revmo. Pe. David sempre propagou os ideais deste insigne pensador e líder católico. Pe. David é autor de dois livros importantes para a defesa da família Brasileira: "Catecismo contra o Aborto" e "Homem e Mulher, Deus os criou".

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados