Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

NATAL — Aos proprietários de estabelecimentos comerciais


Iniciando o mês natalino, vem a propósito a reprodução de uma carta muita antiga, mas de suma importância para os presentes dias. A missiva é datada de quase 80 anos atrás. Ela foi endereçada por Plinio Corrêa de Oliveira aos comerciantes a fim de incentivá-los a, no mês de dezembro, aproveitar suas vitrines para prestar homenagem — assim como uma manifestação de gratidão — ao Menino-Deus que veio à Terra para salvar o gênero humano. Sugestão que vale, evidentemente, para todos os pais e mães fazerem o mesmo em seus lares.

São Paulo, 5 de Dezembro de 1940

PrezadoSr.,

Aproximando-seagora as festas de Natal e de Ano Bom, todos os estabelecimentos comerciais daCidade se aprestam a ampliar seus estoques, suas instalações e aperfeiçoar asexposições em suas vitrines, a fim de atender à imensa quantidade doscompradores que, por ocasião da festa do Menino Deus, querem proporcionar aoambiente doméstico aquela fartura, aquela alegria e aquela serenidade própriadas reuniões familiares felizes.

Entreestas famílias, que contam assim passar aos pés do Salvador algumas horas detranquila satisfação, está certamente a sua. Para todos, a vida traz, ao par dealegrias reais, também incontestáveis dissabores. Não há uma única família que,fazendo junto à arvore de Natal ou ao Presépio a recordação dos fatos ocorridosdurante o ano, não tenha a registrar satisfações verdadeiras e tristezasincontestáveis. E não há uma família que não se lembre de agradecer ao MeninoJesus os favores recebidos e de Lhe pedir a conservação das graças obtidas e amitigação das dores e dos revezes ocorridos.

Quantaesperança não brilha com luz mais viva, diante da lembrança desse Salvadorbenigno e misericordioso, vindo ao mundo para redimir os homens! Quanta lágrimanão se suaviza diante da convicção de que um Deus Bom, que governa todos osacontecimentos, sabe tirar o bem do mal e transformar em alegrias terrenas oueternas os sofrimentos que são inseparáveis de toda a existência humana!

Tudoisto, o Sr. recebe de Deus, ou espera de Deus.

Mas…o que faz o Sr. por Deus?

Aproxima-seo Santo Natal. Todos se preparam para a grande festa da Catolicidade. Qual oconcurso que o Sr. vai dar a essa festa? Permitirá que seus empregados lhearranjem vitrines que, aos inúmeros transeuntes, não deem uma única ideia deDeus? Permitirá que, sob o pretexto de lucros mais fáceis do que lícitos, suasvitrines exibam modelos que constituem um repudio de todos os princípios que afesta de Natal santifica?

Porque,em lugar de vitrines que nada tem a ver com o Natal, e que traduzem apenas odesejo de vender, não organiza o Sr., além de vitrines que exponham artigoslícitos, também uma vitrine com um belo presépio, ou com qualquer disposiçãoque lembre o Santo Natal? Porque não prestar em sua própria casa de comércio,que é o campo de sua atividade, o terreno de uma grande luta, o meio desustento de sua família, uma homenagem a Quem deu aos homens, fazendo-se Homem,uma prova suprema de Seu amor?

Prestea Deus esta homenagem: exclua de suas vitrines todos os objetos ou artigoscontrários aos princípios cristãos, e coloque em alguma delas uma belahomenagem ao Menino Deus.

Será,antes de tudo e sobretudo, um preito de adoração a Deus. Mas será também, parasi, para sua família, para seus trabalhos, uma benção que frutificará nestemundo, para a eternidade.

Ação Católica Brasileira

Junta Arquidiocesana de São Paulo

_________

Fonte: https://www.pliniocorreadeoliveira.info/MAN_401205_presepios_nas_lojas.htm

Obs.: Esta missiva é do período em que o Prof. Pliniodesempenhava o cargo de Presidente da Junta Arquidiocesana da Ação Católica deSão Paulo, cfr. Minha vida pública, Parte V, Cap. I, item 3.

*   *   *

No vídeo, um presépio montado na vitrine de umestabelecimento público na pitoresca cidade italiana de Genazzano — rica emtradições, essa cidade medieval (cerca de 45 kms de Roma) teve a honra dereceber a milagrosa pintura de Nossa Senhora do Bom Conselho (1467).

Detalhes do artigo

Autor

Plinio Corrêa de Oliveira

Plinio Corrêa de Oliveira

550 artigos

Homem de fé, de pensamento, de luta e de ação, Plinio Corrêa de Oliveira (1908-1995) foi o fundador da TFP brasileira. Nele se inspiraram diversas organizações em dezenas de países, nos cinco continentes, principalmente as Associações em Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP), que formam hoje a mais vasta rede de associações de inspiração católica dedicadas a combater o processo revolucionário que investe contra a Civilização Cristã. Ao longo de quase todo o século XX, Plinio Corrêa de Oliveira defendeu o Papado, a Igreja e o Ocidente Cristão contra os totalitarismos nazista e comunista, contra a influência deletéria do "american way of life", contra o processo de "autodemolição" da Igreja e tantas outras tentativas de destruição da Civilização Cristã. Considerado um dos maiores pensadores católicos da atualidade, foi descrito pelo renomado professor italiano Roberto de Mattei como o "Cruzado do Século XX".

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados