Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo
2 min — há 2 anos — Atualizado em: 1/13/2023, 2:40:44 AM
15 de dezembro é festa de Nossa Senhora da Porta em Otuzco, no Peru.
A imagem da Virgem da Conceição guardou as portas da cidade, protegendo-a contra o ataque de terríveis piratas.
⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️
Otuzco, cidade peruana, comemora com grande júbilo em 15 de dezembro a festa de sua segunda padroeira, Nossa Senhora da Porta!
Em 1674, nas praias de Trujillo, no norte do Peru, surge uma frota de navios piratas holandeses. Muito atemorizados, os habitantes de Trujillo logo enviaram um alerta para todas as cidades e vilas da região, pois esses mercenários já haviam causado terror e destruição em muitos lugares e não deixavam de invadir qualquer cidade que estivesse desprotegida.
O povo da cidade de Otuzco, como não dispunha de muralhas e nem contava com qualquer possibilidade material de defesa, decidiu recorrer Àquela que é, segundo a Sagrada Escritura, “terrível como um exército em ordem de batalha”. Assim, como recurso extremo, levaram e depositaram na porta da cidade uma imagem de Nossa Senhora da Conceição que lhes seria a guardiã.
Curiosamente, esta não era a imagem oficial, a Padroeira da cidade, pois como o costume deles exigia que aquela saísse de seu altar somente no dia de sua festa para a procissão, muito respeitosos dos costumes vigentes, os habitantes de Otuzco não quiseram retirar a Padroeira de seu lugar, mesmo por ocasião daquela calamidade. Assim, foi a imagem de Nossa Senhora que era usada nas procissões fora da festa oficial que ficou defendendo a porta da cidade.
Após colocar a imagem precisamente no local onde, a qualquer momento, se esperava a chegada dos hereges (Afinal, os piratas eram evangélicos), a população estava compenetrada de que só lhe restava rezar e confiar na proteção maternal de Maria Santíssima. Três dias e três noites permaneceram os habitantes orando juntos à porta da cidade, aguardando o temível ataque, aos pés da Imaculada Conceição.
Mas o impossível aconteceu! Os protestantes, cuja superioridade numérica e de força era evidente, nem desembarcaram, apesar de saberem da fragilidade de Otuzco! E até hoje nenhum historiador conseguiu apresentar uma explicação natural convincente para esse fato.
Nossa Senhora da Porta de Otuzco, rogai por nós!
Ivan Rafael de Oliveira
Fontes de Pesquisa: https://www.fatima.org.pe/articulo-3-la-virgen-de-la-puerta
https://es.wikipedia.org/wiki/VirgendelaPuerta
Fontes das Imagens: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Virgen_de_la_Puerta_Otuzco_2.jpg
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Catedral_de_Otuzco_2.jpg
Seja o primeiro a comentar!