Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Nossa Senhora Do Portão

Por Ivan Rafael de Oliveira

3 minhá 2 anos — Atualizado em: 2/9/2023, 10:48:28 PM


07 de Fevereiro é festa de Nossa Senhora do Portão (ou ‘da Porta’) em Guastalla, na Itália. Protetora dos que protegem, Nossa Senhora curou a cegueira de um soldado, seu antigo devoto!

Igreja ‘Beata Vergine della Porta Atribuição: Bucaramango, CC BY-SA 4.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0, attraverso Wikimedia Commons

⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️

Em 1646, a pedido dos soldados da guarnição, um afresco da Santíssima Virgem foi pintado na parede interna de um dos acessos a Guastalla, o Portão de São Francisco. O pintor Damiano Padovani, responsável pela obra, produziu uma ‘Madonna’ segurando o Menino Jesus, com São Francisco e São Carlos Borromeu em sua volta.

Conforme os anos se passaram, a imagem acabou quase ofuscada pela fumaça das fogueiras que aqueciam os guardas durante a noite e no inverno. E, por volta de 1690, tendo mudado a geografia da cidade, a guarnição foi desfeita e o muro foi quase todo derrubado, restando apenas o ponto onde estava a enegrecida imagem.

Com o abandono do local e a deterioração sofrida, a imagem vai caindo no esquecimento. No entanto, Giovanni Battista Zagni, um ex-soldado que ali havia servido muitos anos antes, já cego e em torno de seus 60 anos, é um dos poucos que ainda tem alguma veneração por sua antiga protetora.

Pouco depois do Natal de 1692, Zagni, devido à sua cegueira, cai em um fosso perto das ruínas. Após rezar a sua ‘Madonna’, ele comsegue sair sem nenhum ferimento e até completamente seco. No 28 de janeiro seguinte, o velho soldado vai à cidade para acender uma vela à imagem como agradecimento, e sente, nessa hora, que algo de sua visão parece ter se recuperado. No sábado seguinte, 31 de janeiro, Zagni volta para acender outra vela; e, no momento em que esta é acesa, ele recupera completamente a visão.

Depois de a notícia atrair a atenção de algumas pessoas, em 6 de fevereiro, um homem percebeu um fenômeno estranho. Ele notou que a lamparina que ele havia acendido no dia anterior, continuava acesa apesar de ter deixado com uma quantidade muito pequena de óleo. No dia seguinte, 7 de fevereiro, um homem chamado Fabio Ruina, amigo de Zagni, cujos dois filhos se encontravam gravemente doentes, também veio até a imagem para lhe acender uma lamparina. No momento em que esta é acesa, eis que a imagem da Virgem, quase apagada pela fumaça, começa a clarear espontanemante, destacando-se de todo o resto da pintura. Também neste momento, os meninos são curados milagrosamente.

Depois desses e muitos outros prodígios, em pouco tempo as ruínas do ‘Portão de São Francisco’ são substituídas por uma imponente igreja para abrigar a imagem milagrosa. Aliás, em 1702, quando a igreja ainda estava em término de construção, Guastalla ficou sob o cerco dos exércitos franceses e espanhóis. A cidade prometeu a abençoada Virgem Maria a construção de mais dois altares: um para o crucifixo e outro para o santo recorrente no dia da libertação. Em julho de 1703, terminado o cerco, uma grande cerimônia foi organizada para a inauguração da igreja, com muitos fogos de artifício, tochas noturnas e banquetes suntuosos oferecidos aos pobres.

Nossa Senhora do Portão – Atribuição: https://immaculate.one/la-madonna-del-giorno-7-febbraio-madonna-della-porta-guastalla-reggio-emilia-italia

Nossa Senhora do Portão, rogai por nós!

Ivan Rafael de Oliveira

Fontes de Pesquisa: https://en.m.wikipedia.org/wiki/Sanctuary_of_the_Blessed_Virgin_of_the_Gate,_Guastalla

https://immaculate.one/la-madonna-del-giorno-7-febbraio-madonna-della-porta-guastalla-reggio-emilia-italia

Detalhes do artigo

Autor

Ivan Rafael de Oliveira

Ivan Rafael de Oliveira

65 artigos

Categorias

Esse artigo não tem categoria

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados