Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Nota de pesar pelo falecimento do Marquês Luigi Coda Nunziante

Por Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

3 minhá 9 anos — Atualizado em: 9/1/2017, 8:49:43 PM


Na noite de terça-feira, 7 de julho, em sua casa de campo em Colognole, perto de Florença, faleceu o Marquês Luigi Coda Nunziante di San Ferdinando, presidente da Associação Famiglia Domani e protagonista incansável de numerosas batalhas em defesa da família e dos valores tradicionais.

Sobre o marquês Luigi Coda Nunziante

O Marquês Luigi Coda Nunziante nasceu em Nápoles, em 20 de setembro de 1930, de uma ilustre família que contava entre seus ancestrais Vito Nunziante, o qual, com o cardeal Ruffo, havia capitaneado a insurgência anti-jacobina de 1799. Outra figura proeminente da estirpe foi o Marquês Ferdinando Nunziante, deputado por quatro legislaturas e depois senador do Reino, que se distinguiu por suas atividades beneficentes no Sul da Itália, e sobretudo pelo auxílio prestado aos órfãos do terremoto de Messina.

Depois de haver frequentado a Academia de Livorno, Luigi Coda Nunziante foi admitido como oficial da Marinha militar italiana, alcançando o posto de capitão de fragata e realizado importantes missões como piloto militar em porta-aviões. Após deixar o serviço efetivo, dedicou-se com entusiasmo para servir o país na vida pública. Depois de uma breve experiência política nas fileiras do Movimento Sociale Italiano, ele compreendeu ser necessário uma reconstrução cultural e moral da sociedade fora dos partidos políticos.

L to R: Professor Roberto de Mattei, Marquis Luigi Coda Nunziante, Lady Virginia Coda Nunziante, Duke of Maqueda, Archduchess Monica of Austria
Lançamento em Washington (1993) do livro Nobreza e Elites Tradicionais, escrito pelo Professor Plinio Corrêa de Oliveira. Da esquerda para direita: Professor Roberto de Mattei, Marquês Luigi Coda Nunziante, Marquesa Virginia Coda Nunziante, Duque de Maqueda, Arquiduquesa Monica da Áustria

Participou ativamente em todas as iniciativas do Centro Culturale e depois da Fondazione Lepanto. Em 1987 fundou e dirigiu a Associazione Famiglia Domani que se distinguiu por suas campanhas públicas em defesa dos valores da família. Juntamente com a princesa Elvina Pallavicini constituiu em 1997 a Associazione Noblesse et Tradition, composta por expoentes qualificados da aristocriacia internacional, desejosos de pôr em prática os ensinamentos contidos na obra “Nobreza e elites Tradicionais Análogas, nas Alocuções de Pio XII ao Patriciado e à Nobreza Romana”, de autoria do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira.

Sua última intervenção pública teve lugar no dia 9 de março deste ano, no Palazzo Pallavicini, para comemorar o décimo aniversário do desaparecimento da princesa romana. Nesta ocasião, ele lembrou a imagem, usada pelo cardeal Stickler, dos “Triari”, os soldados mais experientes, mais corajosos e mais aguerridos que o exército romano alinhava na última fileira de batalha. Quando eram ultrapassadas a primeira e a segunda linha, a terceira ecoava o brado “res ad triarios veni.” (chegou a hora dos triários).

Era a última chance. E quase sempre os Triários conseguiam derrotar os atacantes e mudar completamente o rumo da batalha.

Os triários hoje são as elites tradicionais e as modernas elites espirituais análogas. E o Marquês Coda Nunziante fazia sua a prece do Cardeal Stickler ao Todo-Poderoso, para que “pela intercessão de Nossa Senhora de Lepanto e de Viena, estes novos triários, renovados, acrescidos da nobreza espiritual moderna, possam verdadeiramente virar a sorte desta luta, desta derrota que nos ameaça a todos, e que eles realmente possam conduzir a novas conquistas, a novos triunfos dos antigos e novos valores cristãos e humanos.”

Luigi Coda Nunziante pertencia a esta elite. Católico exemplar e perfeito gentil-homem, formado nos sentimentos de honra e apego aos valores patrióticos e religiosos que soube transmitir a seus familiares. Ele era casado com a condessa Gabriella Spalletti Trivelli com quem tem cinco filhos e quinze netos.

A Fondazione Lepanto e Corrispondenza Romana  são próximas pelo afeto e pela oração de toda a família, em especial de Virginia Coda Nunziante, propulsora incansável da Marcha pela Vida e muitas outras iniciativas. Os funerais do Marquês Coda Nunziante foram realizados na sexta-feira, 10 de julho, 2015 às 10h30 na Igreja de Santi Michele e Gaetano, em Florença, de acordo com o antigo rito romano, ao qual ele sempre se manteve fiel.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2539 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados